Dicionário de termos arquivísticos

2003

Download |

Arévalo Jordán, V. H. . [e-Book]  Diccionario de términos archivísticos. Buenos Aires, Ediciones del Sur. Texto completo: Arévalo Jordán, V. H. (2003). [e-Book]  Diccionario de términos archivísticos. Buenos Aires, Ediciones del Sur, 2003.

O DICIONÁRIO DE TERMOS ARQUIVÍSTICOS surge concomitantemente com outra obra publicada pela Associação dos Arquivistas de Santa Fé, sob o título de “Glossário de Tipos de Documentos”, que foi um trabalho prático para a disciplina “Técnicas Descritivas”, do Arquivo Carreira procedente de Santa Fé, Argentina, ditada pelo Professor Víctor Hugo Arévalo Jordán. Durante o SEMINÁRIO DE PROFESSORES DE ARQUIVÍSTICA, realizado em Colonia del Sacramento – Uruguai, entre 11 e 14 de novembro de 1991, que contou com a presença de algumas autoridades da área como Aurelio Tanodi, Vicenta Cortéz, Manuel Vázquez, Cesar Gutiérrez Muñoz e nosso autor; foram estudadas e analisadas as diferentes disciplinas essenciais à profissão, de forma a definir o perfil curricular dos estudos arquivísticos,Foi de fácil compreensão devido à necessidade de se tratar de uma linguagem comum com significados comuns, para isso, o autor propôs fazer um pequeno Dicionário, para que os termos pudessem ser comparados regionalmente e os termos fossem normalizados. Com base na experiência do Glossário de Tipos Documentais, formou-se o documento atual. Para descrever os Documentos com grande precisão, o arquivista deve compreender o significado dos termos que são usados ​​para identificar as várias peças documentais cujo significado varia de um período para outro ou são o resultado de atividades diferentes. Essas ideias, oportunamente expostas por T. Schellenberg, parecem apropriadas para o presente trabalho.O objetivo deste trabalho é ajudar aqueles que realizam estudos diplomáticos, paleográficos, administrativos e logicamente documentais a fornecer uma descrição exata dos termos usados ​​na profissão arquivística. Embora este Dicionário tenha sido originalmente concebido para uso interno da Cátedra, a Associação de Arquivistas de Santa Fé se encarregou de divulgá-lo, como quase todas as obras de arquivo de Víctor Hugo Arévalo Jordán. Permanece em aberto a possibilidade de sua ampliação e aprimoramento permanente. Razão pela qual aceitamos de bom grado incorporar termos relativos aos arquivos, ou corrigir os já enunciados, na esperança de aperfeiçoar como quase toda a obra arquivística de Víctor Hugo Arévalo Jordán.Permanece em aberto a possibilidade de sua ampliação e aprimoramento permanente. Razão pela qual aceitamos de bom grado incorporar termos relativos aos arquivos, ou corrigir os já enunciados, na esperança de aperfeiçoar como quase toda a obra arquivística de Víctor Hugo Arévalo Jordán. Permanece em aberto a possibilidade de sua ampliação e aprimoramento permanente. Motivo pelo qual aceitamos de boa vontade incorporar termos relativos aos arquivos, ou corrigir os já enunciados, na esperança de os aperfeiçoar.

Referência: Arévalo, J. (2018). Diccionario de términos archivísticos. Retrieved 7 September 2021, from https://universoabierto.org/2018/01/09/diccionario-de-terminos-archivisticos/

Sobre Jorge Borges

Professor.
Esta entrada foi publicada em Bibliotecas, ebook, Educação com as etiquetas , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.