A inteligência artificial pode ajudar-nos a escrever de forma criativa?

imagem de Ryan Johnson

Autores:

  1. María Isabel de Vicente-Yagüe Jara – Professora Titular de Didática da Língua e da Literatura, Universidade de Murcia
  2. Francisco Cuéllar Santiago – Professor Assistente Doutor, Universidade Miguel Hernández
  3. Olivia López Martínez – Professora Titular de Psicologia da Educação, Universidade de Murcia
  4. Verónica Navarro Navarro – Professora Assistente Doutora, Universidade de Salamanca

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A inteligência artificial oferece uma variedade de ferramentas para a escrita. Conhecê-las em profundidade pode ser benéfico e ajudar-nos a adquirir competências e a usá-las eticamente.

Atualmente, é possível ensinar a trabalhar eficazmente com a IA na geração de ideias ao realizar tarefas de escrita, como mostra a investigação.

Como é que a inteligência artificial escreve?

O conhecido ChatGPT e outros sistemas de IA foram treinados para responder a perguntas ou seguir instruções de escrita específicas.

A IA é capaz de escrever em um determinado tom. Pode parafrasear um texto em tom humorístico, familiar, profissional ou engenhoso. Também pode escrever a partir de um título ou escrever no estilo de Shakespeare. É o caso de sistemas de IA como Copy.ai, Rytr, Peppertype, Copysmith, Writesonic, Youchat, ASKtoAI, Dupla, Magic Write…

Nível de criatividade

Analisamos diferentes sistemas de IA e a sua interação com estudantes universitários, aplicando o Teste de Imaginação Criativa para Adultos (PIC-A) para determinar o nível de criatividade de ambos separadamente, e também quando os alunos usam a IA. Os indicadores de criatividade avaliados foram:

  1. Fluem: aptidão para produzir um grande número de ideias e associações diante de um estímulo.
  2. Flexibilidade: aptidão para produzir respostas variadas de campos temáticos diversos.
  3. Originalidade narrativa: aptidão para produzir ideias raras.

Qual inteligência é mais criativa: a artificial ou a humana?

A IA supera a inteligência humana em fluidez e flexibilidade em dois testes (jogos 2 e 3) do PIC-A. Isso pode ser porque ela tem uma grande quantidade de informação, superior àquela com que uma pessoa pode lidar, e ter dados abundantes é essencial no processo criativo. Quanto maior o conhecimento dos detalhes de um problema, maiores as chances de encontrar uma solução.

No entanto, ocorre um aspecto notável em relação ao terceiro indicador, que mede a originalidade: enquanto a IA apresenta maior criatividade do que os alunos no jogo 2, no qual era necessário fazer uma lista de todas as coisas para as quais um tubo de borracha poderia servir, os alunos apresentam maior criatividade do que a IA no jogo 3, no qual era necessário indicar o que aconteceria se as pessoas nunca parassem de crescer.

Isso é explicado devido ao tipo de instrução solicitada em cada jogo: o jogo 2 explora os possíveis usos de um objeto real, mas o enunciado do jogo 3 parte de uma situação improvável e busca avaliar a fantasia e a imaginação. O ser humano é menos rígido que a IA, que não é capaz de se distanciar da declaração do jogo 3. A IA não encontra respostas surpreendentes e distantes do óbvio, nem é capaz de conceber tais possibilidades nesse contexto. Tropeça ao fazer este jogo.

O uso do ChatGPT melhora a criatividade?

Depois de realizar as tarefas do PIC-A pela primeira vez, os participantes voltaram a fazer os jogos 2 e 3 com a ajuda da IA. Neste segundo turno, a criatividade humana melhora com a ajuda do ChatGPT. Especificamente, a pontuação sobe em fluidez e flexibilidade. Isto significa que melhorou tanto o número de ideias propostas pelos alunos como a variedade destas ideias. O ChatGPT ajuda os alunos e melhora os resultados: a colaboração humano-IA funciona.

Imagem gerada com IA (frepik)

Por outro lado, enquanto a originalidade na tarefa que apresentava um contexto real também melhora, não acontece assim na tarefa com um contexto improvável. O ChatGPT não foi capaz de imaginar as repercussões de uma situação fantasiosa. A tarefa envolve penetrar na experiência, aprofundar o assunto. O uso do ChatGPT não melhora a originalidade dos alunos nesta tarefa.

Uma ajuda, mas não um substituto

A IA é uma ajuda em tarefas de escrita e criatividade verbal. Destaca o potencial da colaboração humana-IA no processo de escrita.

Imagem gerada com IA (frepik)

No entanto, a IA não pode substituir a inteligência e a criatividade humana. Porquê?

  1. A IA é um meio, não um fim.
  2. O ser humano tem participado na programação, na escolha de modelos e no ajuste da IA.
  3. A criatividade não acontece em uma mente isolada, mas na interação da pessoa com um contexto sociocultural.
  4. Para serem verdadeiramente criativas, as máquinas terão que entrar no mundo.
  5. A IA carece de critérios. Os alunos devem ser capazes de agir com decisão, critério e responsabilidade.

De acordo com isso, é necessária uma inteligência de colaboração humano-máquina. Além disso, para proteger o processo de aprendizagem e não reduzir as capacidades cognitivas dos alunos, é importante que a IA seja uma ferramenta nas mãos do corpo docente, mas nunca poderá substituí-la.

Uma IA personalizada?

Finalmente, escrever com a ajuda da IA sugere um repensamento da escrita e da criatividade na educação. Estamos numa era em que a reprodução de conteúdos já não faz sentido. Os professores devem ir mais longe e ensinar os seus alunos a fazer o que a IA não sabe ou não pode, quando se trabalha com ela. A IA deve servir como ponto de partida, mas nunca como resultado final. As informações fornecidas pela IA devem ser revistas através do desenvolvimento do pensamento crítico. Mas também a forma como a IA escreve deve ser personalizada, contextualizada e integrada no mundo humano, através do pensamento criativo.

Os passos acelerados da IA vão permitir, num futuro não distante, que possuamos uma IA personalizada, capaz de adotar o nosso estilo pessoal de escrita, resultado da interação humano-máquina. Continuaremos então a aproveitar a tecnologia para os nossos fins educacionais.

Referência: ¿Puede la inteligencia artificial ayudarnos a escribir de forma creativa?. (2023). Retrieved 9 September 2023, from https://theconversation.com/puede-la-inteligencia-artificial-ayudarnos-a-escribir-de-forma-creativa-212270

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