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Os professores são os profissionais de primeira linha no setor da educação. Contar com professores motivados constitui um dos pré- requisitos fundamentais para o sucesso de um sistema educativo em que alunos oriundos de diferentes contextos podem prosperar e alcançar o seu potencial pleno. A transição da aprendizagem presencial para a modalidade à distância, derivada da crise sanitária mundial, veio reforçar o papel vital dos professores em proporcionar oportunidades de aprendizagem equitativas e de qualidade para todos os alunos.
Esta crise não só revelou os pontos fortes dos nossos sistemas educativos, como também as suas fragilidades, e transmitiu-nos lições importantes sobre como melhor nos adaptarmos ao contexto atual. A crise obrigou-nos a melhorar a educação digital e reforçou a necessidade de equipar os docentes com as competências relevantes e adequadas a esse fim. A crise também veio sublinhar a necessidade de investir numa ação conjunta e de aprofundar o incrível espírito da nossa comunidade educativa em toda a Europa. Quanto mais intenso for o nosso esforço de cooperação, mais aptos estaremos para criar novas e empolgantes oportunidades, como é o caso das Academias de Professores Erasmus e eTwinning. Em ambos os exemplos, os professores são atores essenciais. As Academias de Professores Erasmus criam comunidades de prática, nomeadamente na área da formação inicial de professores e do desenvolvimento profissional contínuo, enquanto o eTwinning é uma comunidade em que os professores podem aprender a usar métodos pedagógicos inovadores e apoiar os alunos durante a sua permanência em casa.
A nossa Comunicação sobre Concretizar o Espaço Europeu da Educação até 2025 coloca os professores no centro da educação, propondo medidas concretas como a revisão do quadro de mobilidade para fins de aprendizagem, que permita aos professores superar obstáculos e beneficiar de experiências de mobilidade para fins de aprendizagem no estrangeiro assim que forem levantadas as restrições devido à COVID-19.
A Comissão também prevê a criação de um instrumento de orientação europeu para o desenvolvimento de quadros de carreira nacionais que apoiem a progressão na carreira docente. Este novo relatório examina as principais questões políticas que afetam os docentes do ensino secundário inferior em toda a Europa. Para tal, relaciona os dados qualitativos recolhidos pela Rede Eurydice sobre a legislação e as políticas nacionais com os dados quantitativos do Inquérito Internacional sobre Ensino e Aprendizagem (Teaching and Learning International Survey (TALIS)) que incide sobre práticas e perceções dos professores. A análise ilustra como as políticas e regulamentações nacionais podem contribuir para melhorar, valorizar e apoiar a profissão docente.
Estou convicta de que este relatório será de grande utilidade para os decisores políticos na área da educação e outras partes interessadas aos níveis nacional e europeu. Espero que inspire e apoie os Estados-Membros da UE no intercâmbio de boas práticas, a aprender mutuamente e a trabalhar para a criação de um Espaço Europeu da Educação mais forte e mais eficaz.
Mariya Gabriel
Comissária responsável pela Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude
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