Qual é a diferença entre conversar (chatear) e solicitar (promptear) com um ChatBot, em Educação?

por Luis Marcelo Ortiz Contreras

Ler na fonte |

Na era digital de hoje, os ChatBots emergiram como ferramentas poderosas em vários campos, incluindo a educação. No entanto, há uma diferença significativa entre conversar e escrever um pormpt (promptear) com um ChatBot. Essas duas abordagens têm propósitos e estruturas distintas, e entender suas diferenças pode otimizar o seu uso em contextos educativos.

Conversar com um ChatBot envolve uma conversa informal e natural, ideal para obter informações rápidas ou resolver dúvidas imediatas. É uma interação fluida que se adapta em tempo real às necessidades do utilizador, promovendo uma aprendizagem interativa e acessível.

Por outro lado, prompt(ear) com um ChatBot requer a criação de prompts detalhados e estruturados para gerar respostas precisas e complexas. Esta abordagem é útil para tarefas educativas específicas, como explicar conceitos complexos ou realizar análises detalhadas. Proporciona maior controle sobre as informações apresentadas, garantindo que as explicações sejam claras e completas.

No campo educativo, combinar ambas as abordagens permite aproveitar ao máximo as capacidades dos ChatBots, oferecendo uma experiência de aprendizagem mais enriquecedora e personalizada.

Conversar com um ChatBot

Conversar envolve uma conversa informal e natural com o ChatBot, semelhante à interação que teríamos com uma pessoa através de um chat. Este tipo de interação é fluida, contínua e pode ser adaptada em tempo real às respostas do ChatBot.

Finalidade:

  • Conversação geral
  • Pesquisa de informação rápida
  • Suporte imediato
  • Respostas instantâneas

Estrutura:

  • Interação não estruturada e fluida
  • Perguntas e respostas breves e específicas

Exemplo na Aula:

Professor: Vamos trabalhar a fotossíntese, na próxima aula

ChatBot: Excelente escolha de tema! A fotossíntese é um processo fundamental na vida das plantas e na produção de oxigénio no nosso planeta.

Professor: Ótimo, podes dar-me uma breve explicação para os meus alunos?

ChatBot: A fotossíntese é um processo incrível realizado por plantas, algas e algumas bactérias para obter alimento e produzir oxigénio…

Prompt para um ChatBot

Promptear refere-se à criação de prompts detalhados e estruturados para orientar o ChatBot na geração de respostas específicas e complexas. Esta abordagem é especialmente útil em contextos onde é necessária precisão e controle sobre a saída do modelo, como em tarefas de criação de conteúdo, atividades de aprendizagem, análise de dados ou ensino detalhado.

Finalidade:

  • Gerar respostas detalhadas e específicas
  • Realizar tarefas complexas
  • Guiar o comportamento do modelo

Estrutura:

  • Prompts bem definidos com instruções claras
  • Contextos detalhados e exemplos

Exemplo na Sala de Aula: Usando o mesmo exemplo do Chat.

Papel

Atua como um professor de biologia do ensino básico, facilitador do conhecimento, usando recursos visuais e exemplos práticos para explicar o processo de fotossíntese.

Objetivo

Descrever as etapas do processo de fotossíntese e a sua importância para as plantas e o meio ambiente.

Contexto

É uma aula de biologia do ensino básico num ambiente presencial. Na aula temos acesso a materiais didáticos como vídeos e ferramentas digitais para facilitar a aprendizagem. A fotossíntese é um processo fundamental para a vida na Terra, e é crucial que os alunos entendam como as plantas convertem a luz solar em energia. Este tópico deve ser trabalhado em duas aulas de 90 minutos.

Ação

Planeia uma série de lições que incluam uma explicação teórica do processo de fotossíntese, o uso de vídeos educativos e apresentações interativas. Serão realizadas atividades práticas, como a observação de folhas sob o microscópio e experiências simples para demonstrar a produção de oxigénio. Além disso, o professor realizará avaliações formativas através de questionários e discussões em grupo para garantir a compreensão dos alunos.

Formato:

Os resultados da aprendizagem serão documentados através de um portfólio estudantil que incluirá questionários respondidos, relatórios de experiências e reflexões pessoais sobre a importância da fotossíntese. Além disso, será elaborado um relatório final que resume o progresso de cada aluno e será discutido numa reunião com os pais e tutores. Um tom entusiasta e motivador será usado para captar a atenção dos alunos e fazê-los sentirem-se interessados e entusiasmados em aprender.


Na educação, compreender e utilizar tanto o chat como o prompt com ChatBots pode enriquecer significativamente a experiência de aprendizagem. O chat é ideal para interações rápidas e acessíveis, permitindo que os alunos obtenham respostas imediatas a perguntas simples e promovendo um ambiente de aprendizagem dinâmico. Por outro lado, promptear permite uma maior profundidade e precisão, adequado para tarefas educativas que requerem explicações detalhadas e coerentes.

Integrar ambas as abordagens na sala de aula melhora a qualidade do ensino e diversifica as metodologias pedagógicas. Os ChatBots podem ser usados para tutoriais personalizados, avaliações formativas e atividades interativas, adaptando-se às necessidades individuais dos alunos. Esta flexibilidade permite que os educadores criem um ambiente de aprendizagem mais inclusivo e eficaz, proporcionando uma educação mais dinâmica, personalizada e enriquecedora.


Este artigo é uma adaptação do artigo “Não é o mesmo conversar que solicitar” criado por Jose Luis Gallardo , focado na aplicação educativa do uso dos ChatBots. À medida que as tecnologias de inteligência artificial evoluem, a sua integração na sala de aula oferece novas oportunidades para melhorar o ensino e a aprendizagem de forma dinâmica e personalizada.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.