Estrutura de redação de prompts: uma competência linguística

Abril de 2024

Ler na fonte | Autor: Ramón Besonías

Antes da internet invadir as salas de aula, procurar os dados certos numa biblioteca exigia certas competências básicas, assim como procurar informações num livro e tirar proveito de determinados conteúdos, treinando-nos na arte de resumir, analisar, estruturar, reconstruir e criar novos conteúdos de forma argumentada e crítica. Quando o Google chegou, era igualmente necessário treinar os alunos em competências que não vinham de série. Como saber onde procurar entre tantos links? Como reconhecer o dado correto e confiável? Como passar esse conteúdo para o meu caderno sem copiar e colar, entendendo o que leio?

Não era mais difícil antes do que agora conseguir uma aprendizagem significativa, reforçar competências cognitivas que requerem treino e paciência. O medo que temos da IA responde mais à nossa própria perplexidade e incerteza do que aos factos. As expectativas constroem realidades. Abordar essas mudanças a partir de uma atitude tão prudente quanto criativa é essencial para não chegar a esse momento em que perdemos o desafio de ensinar sob um paradigma de comunicação e trabalho onde a IA terá um papel predominante.

Primeiro desafio: compreender a ferramenta, conhecer a sua natureza, limites e possibilidades. Como falar com uma IA generativa? Aqui está a questão. Desde que o Chat GPT nos invadiu, uma das armadilhas que mais encontrei entre os professores que decidem entrar nesta piscina é saber falar com a IA, compreender a sua forma de conceber a relação connosco através da sua estrutura linguística. Não é apenas um problema de professores, também o aluno se depara com essa contingência quando começa a perguntar, e muitas vezes, ao verificar que não lhe dá o que pede ou requer treino e esforço, ele abandona e fica frustrado. Encontrei tanto alunos como professores que procuravam uma resposta eficaz e rápida, pragmática a um problema específico. Faça-me uma situação de aprendizagem! Resuma este texto! Resolva os exercícios de…!

No entanto, por menos que nós insistamos, percebemos que devemos mudar a forma como interagimos com a IA, saber quais estruturas gramaticais são mais eficazes para obter uma resposta fértil que nos ajude a entender o conteúdo ou a projetar certos desafios ou projetos educativos.

É aqui que podemos intuir que essas IAs podem ser não apenas ferramentas eficazes, mas também um instrumento para treinar competências linguísticas na sala de aula. Mais cedo ou mais tarde, o aluno acabará a interagir com múltiplas IAs que lhe permitirão obter certos serviços na sua vida privada e no mundo do trabalho. Adquirir competências de escrita, leitura e competências de oralidade continuará a ser essencial no processo de ensino. Tomar a IA como um aliado desses objetivos curriculares é ser inteligente.

Proponho-lhe uma estrutura de redação de um prompt que pode servir tanto a si como aos seus alunos para começar a tirar partido da IA, sem por isso diminuir as competências do aluno, evitando o cortar e colar. Da mesma forma, pode ajudar professores que trabalham com alunos com necessidades específicas ou déficits linguísticos que requerem atenção individualizada.

Pode adicionar, remover ou readaptar o que achar que se encaixa no seu contexto e objetivos.

CONTEXTO

Você é professor ou aluno?

De que área e nível?

AÇÃO

O que quer fazer?

Criar, explicar, analisar, definir, resumir, estruturar, classificar, elaborar, corrigir, comparar, reelaborar, interpretar, sintetizar, fazer uma lista, simular, avaliar, colocar exemplos, relacionar, sugerir, ilustrar, aconselhar, traduzir, formular, priorizar, discutir, ordenar, narrar, desenvolver, automatizar, moderar, integrar, facilitar, refletir, compilar, esclarecer, reduzir, avaliar, ponderar, rever …

CONTEÚDO

Que conteúdo específico deseja abordar?

Indique o assunto, tema, elementos a incluir no seu prompt.

Que tipo de conteúdo quer elaborar?

Conceitos, ideias, temas, resumos, notas, projetos, planos de aula, tarefas, exercícios de reforço, imagens, vídeos, guias de estudo, estratégias, instrumentos de avaliação, critérios de avaliação, atividades interativas, recursos didáticos, simulações, design de jogos, dinâmicas de grupo, avaliações diagnósticas …

FORMATO

Em que formato quer que eu apresente a minha resposta?

Rúbrica, tabela, formulário, lista de comparação, lista, plano de lições, relatório, roteiro, fluxograma, cronograma, carta, lista de verificação, mapa conceitual, perguntas de compreensão, pauta de entrevista, revisão, roteiro, boletim informativo, protocolo, receita, manual do utilizador, análise comparativa, roteiro de rádio, escaleta, formulário, solicitação, proposta de projeto, diário de campo, ata de reunião, carta formal, agenda, ficha técnica, pesquisa, código …

ESTILOS

Que estilo de redação quer que eu use?

Académico, formal, coloquial, técnico, persuasivo, narrativo, poético, didático, diplomático, sarcástico, descritivo, informativo, humorístico, legal, científico, publicitário, político, analítico, filosófico, surreal …

DETALHES DO CONTEXTO

Que outros detalhes de contexto quer ter em mente?

Nível de dificuldade, nível de competência, estilo de aprendizagem, necessidades especiais, diversidade cultural, contexto socioeconómico, desenvolvimento emocional, grau de autonomia, interdisciplinaridade, gestão do tempo, colaboração entre pares, resiliência e adaptabilidade, ambientes de aprendizagem, objectivos curriculares, interesses dos alunos, tecnologias a utilizar …

Se quiser usar diretamente esta estrutura de redação num prompt específico, criei um texto que talvez lhe possa ser útil. Experimente. Só precisa copiar e colar o texto, ser claro sobre o que quer pedir à IA e pronto. Comece com pedidos simples e lentamente adicione designs de trabalho mais complexos.

Link para o prompt: Como saber perguntar a uma IA 

Pode testar em sala de aula este prompt com os seus alunos para que eles saibam como usar a IA generativa de texto e para treinar em estruturas gramaticais que depois, já sem IA, aplicarão na sala de aula através de múltiplas situações de aprendizagem.

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