As Tecnologias da Informação e da Comunicação na Formação Docente

Os sistemas educativos de todo o mundo enfrentam atualmente o desafio de utilizar as novas tecnologias da informação e da comunicação (TIC) para prover os seus alunos com as ferramentas e conhecimentos necessários para o século XXI. Em 1998, o Relatório Mundial sobre a Educação da UNESCO, “Os docentes e 0 ensino num mundo em mutação”, descreveu o profundo impacto das TIC nos métodos convencionais de ensino e aprendizagem, augurando também a transformação do processo de ensino-aprendizagem e a forma como docentes e alunos acedem ao conhecimento e à informação. O presente trabalho constitui-se como um guia para ajudar os formadores de docentes, administradores e aqueles responsáveis por traçar as políticas educativas, a incorporar o uso das TIC na formação docente. Os recursos que aqui se apresentam foram desenvolvidos por um grupo internacional de especialistas com ampla experiência na integração das TIC na formação docente. Este trabalho estabelece um marco concetual para a inclusão, e descreve as condições essenciais que devem cumprir-se para lograr uma integração efetiva da tecnologia. Apresentam-se estudos de caso para ilustrar os diferentes enfoques que podem utilizar-se ao abordar esta tarefa, e estabeleceram-se algumas pautas para o desenvolvimento de um plano estratégico de tecnologia de alta qualidade. Por último, discute-se a importância da planificação e da administração do processo de mudança, assim como da construção de una ampla base de apoio entre todas as partes envolvidas para alcançar o objetivo de integrar as TIC nos programas de formação docente.

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