Inteligencia artificial en la Microeducación: transformando el Aula del Futuro

Download | Fonte

Nos últimos anos, a inteligência artificial (IA) tornou-se uma força transformadora em vários campos. No campo educacional, a IA está começando a integrar-se no processo de ensino-aprendizagem, demonstrando a sua capacidade de criar e transformar conteúdo em múltiplos formatos e idiomas, influenciando a gestão de dados e a tomada de decisões a nível global. Neste ponto, várias organizações, empresas e associações estão a fazer grandes esforços para divulgar os benefícios, riscos e aplicações da IA nas salas de aula. Exemplo disso é o livro «Inteligência Artificial na Microeducação: Transformando a Sala de Aula do Futuro» publicado pela ODITE (Observatório de Inovação Educativa e Cultura Digital) que se concentra na convergência entre tecnologia e pedagogia, analisando como a IA está a mudar o dia-a-dia nas salas de aula. Por sua vez, oferece reflexões fundamentadas e exemplos práticos sobre o uso da IA no mundo educacional, com especial ênfase nos aspectos éticos e especialmente no trabalho da educação emocional e da competência social.

O livro é dividido em três blocos principais:

  • O CENÁRIO. Explora o contexto e as perguntas essenciais sobre o papel da IA na microeducação, incluindo a relação entre professores e IA, e o impacto futuro na aprendizagem.
  • OS FUNDAMENTOS. Aborda os conceitos básicos da IA, o seu impacto na educação e o seu potencial para transformar uma escola inclusiva. Tópicos como a personalização da aprendizagem usando IA, o uso do ChatGPT e reflexões éticas sobre a avaliação são discutidos em profundidade.
  • A PRAXIS. Apresenta casos práticos de implementação da IA em diversos contextos educacionais, desde o Ensino Básico até o Ensino Secundário. Reforça-se a ideia de que o importante não são as ferramentas de IA em si, mas como elas são usadas no contexto educacional. Alguns exemplos dessas experiências inovadoras vão desde a personalização de situações de aprendizagem com IA até à narração assistida.

O livro pretende ser uma referência para educadores e profissionais interessados nas oportunidades e desafios que a IA pode trazer para a educação, com uma abordagem crítica, ética e inclusiva. Além disso, oferece uma perspectiva internacional baseada em evidências para melhorar a prática educacional através da IA.

Finalmente, surgem questões sobre se as escolas, professores e alunos estão preparados para as diferentes mudanças que enfrentamos e se existem estudos detalhados suficientes sobre o impacto da IA na sala de aula.

Conteúdo relacionado:

1 thoughts on “Inteligencia artificial en la Microeducación: transformando el Aula del Futuro

  1. Pingback: Inteligencia artificial en la Microeducación: transformando el Aula del Futuro – CURIOSIDADES NA INTERNET

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.