As 8 principais competências de literacia digital para professores e educadores

Ler na fonte | Por Med Kharbach

A literacia digital, um conceito dinâmico e em constante evolução, adapta-se continuamente para abranger novas competências e práticas emergentes juntamente com os avanços tecnológicos. Esta natureza fluida da literacia digital é analisada intrinsecamente em “Compreendendo a alfabetização digital: uma introdução prática”, de Jones e Hafner.

A sua exploração perspicaz investiga a essência de ser alfabetizado digitalmente no meio das ondas transformadoras do boom dos média sociais e da proliferação das tecnologias da Web 2.0. No centro da sua narrativa convincente, especialmente no capítulo de abertura, encontra-se uma discussão fascinante sobre as diversas práticas de literacia digital essenciais para o florescimento no nosso mundo cada vez mais centrado no digital. Ao revisitar esta seção hoje, percebe-se como essas práticas não são apenas conceitos teóricos, mas competências vitais para navegar no nosso cenário digital interconectado.

E agora estamos animados para partilhar os pontos principais sobre práticas de literacia digital. Não apenas apresentaremos essas práticas, mas também expandiremos e discutiremos cada uma delas detalhadamente. É digno de nota que muita coisa mudou desde que o livro foi publicado pela primeira vez, há quase uma década. O advento da Inteligência Artificial (IA) está a revolucionar vários setores, incluindo a educação, e as nossas salas de aula estão a tornar-se cada vez mais digitalizadas.

No entanto, apesar destes saltos tecnológicos, as práticas centrais delineadas por Jones e Hafner continuam a ser fundamentais. Elas são a base de uma literacia digital sólida, fornecendo uma base sólida sobre a qual podemos construir e adaptar-nos ao cenário digital em constante mudança. À medida que aprofundamos estas práticas, torna-se evidente que são intemporais na sua relevância, servindo como um quadro orientador para quem procura prosperar na era digital.


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Competências de literacia digital para professores

As oito práticas ou competências de literacia digital descritas por Jones e Hafner são:

  • A capacidade de pesquisar e avaliar rapidamente grandes massas de informações.
  •  A capacidade de criar caminhos de leitura coerentes através de coleções complexas de textos vinculados.
  •  A capacidade de fazer conexões rapidamente entre ideias e domínios de experiência amplamente díspares.
  •  A capacidade de tirar e editar fotos e vídeos digitais. 
  • A capacidade de criar documentos multimodais que combinam palavras, gráficos, vídeo e áudio.
  • A capacidade de criar e manter perfis online dinâmicos e gerenciar redes sociais online grandes e complexas.
  •  A capacidade de explorar e navegar em mundos online e de interagir em ambientes virtuais.
  •  A capacidade de proteger os dados pessoais de serem usados ​​indevidamente por terceiros. (Kindle Loc. 262)

Habilidades de alfabetização digital para professores

Vamos agora expandir cada um desses pontos e explicar sua relevância para nós, educadores e professores:

1. PesquisaR e avaliaR informações

Esta competência tornou-se mais crítica do que nunca. Na atual era digital, somos inundados com uma quantidade esmagadora de informações. Não se trata tão somente de encontrar informações; trata-se de examinar rapidamente o mar de dados para identificar o que é confiável e relevante. Isto requer não apenas um olhar atento aos detalhes, mas também uma compreensão sólida de como funcionam os algoritmos de pesquisa e a capacidade de discernir fontes credíveis de outras menos confiáveis. É uma competência extremamente valiosa para educadores e estudantes, ajudando a promover uma abordagem mais crítica e informada no consumo de informação.

2. CriaR caminhos de leitura coerentes

O conceito de criar “percursos de leitura” através de textos digitais complexos é fascinante. Já não se trata apenas de leitura linear; trata-se de navegar por textos com hiperlinks que se interconectam de inúmeras maneiras. Essa habilidade envolve a compreensão de como diferentes informações se relacionam entre si, mesmo quando não são apresentadas de maneira direta. É como montar um quebra-cabeça, onde cada informação faz parte de um quadro maior. Os educadores podem aproveitar esta competência para orientar os alunos na exploração e na compreensão de paisagens digitais complexas, incentivando uma forma de aprendizagem mais interativa e envolvente.

3. FazeR conexões entre ideias díspares

A era digital trouxe um nível sem precedentes de convergência interdisciplinar. Ser capaz de vincular rapidamente ideias e conceitos em diferentes domínios é uma competência crítica nesta era. Trata-se de ter uma visão geral e compreender como um conceito num campo pode relacionar-se ou impactar outro. Esta competência é particularmente crucial em contextos educativos, onde a promoção de uma compreensão holística e o incentivo aos alunos para verem ligações entre diferentes disciplinas podem levar a uma forma de aprendizagem mais abrangente e integrada.

4. Fotografar e editar fotos e vídeos digitais

Esta competência está a tornar-se cada vez mais importante, não apenas para uso pessoal, mas também em diversos contextos profissionais. A capacidade de capturar e editar imagens e vídeos com eficácia é essencial num mundo onde a comunicação visual domina s média sociais e o marketing digital. Para educadores e estudantes, dominar esta competência significa ser capaz de criar conteúdos educativos envolventes e visualmente atraentes, que podem melhorar as experiências de aprendizagem e ajudar na retenção de informações.

5. CriaR documentos multimodais

A arte de combinar palavras, gráficos, vídeo e áudio para criar documentos abrangentes é um aspecto fundamental da literacia digital. Esta abordagem multimodal serve diferentes estilos de aprendizagem e torna a informação mais acessível. Em ambientes educacionais, incentivar os alunos a desenvolver documentos multimodais pode estimular a criatividade e melhorar a sua capacidade de comunicar ideias em vários formatos. É uma competência que também os prepara para ambientes de trabalho modernos, onde apresentações e relatórios muitas vezes transcendem os formatos tradicionais baseados em texto.

6. Gerir Perfis Online e Redes Sociais

No mundo conectado de hoje, a capacidade de criar e manter perfis on-line dinâmicos e gerir redes sociais complexas é vital. Essa competência vai além do uso pessoal; é importante para networking profissional, branding e cidadania digital. Envolve compreender as nuances de diferentes plataformas, fazer curadoria de conteúdo e interagir com uma comunidade online diversificada. Para os estudantes, aprender a navegar nestes espaços de forma responsável pode ter implicações significativas nas suas futuras vidas profissionais e pessoais.

7. Navegar em mundos online e ambientes virtuais

A competência de explorar e interagir em ambientes virtuais é mais relevante do que nunca, especialmente com o surgimento das tecnologias de realidade virtual (VR) e realidade aumentada (AR). Essas experiências imersivas oferecem novas maneiras de aprender, interagir e compreender o mundo. Os educadores podem aproveitar estas tecnologias para proporcionar oportunidades de aprendizagem experiencial que antes eram impossíveis, tais como visitas de campo virtuais ou simulações de conceitos científicos complexos.

8. Proteger os dados pessoais

No nosso mundo cada vez mais digital, a capacidade de salvaguardar os dados pessoais é crucial. Isto envolve compreender as configurações de privacidade, reconhecer potenciais ameaças online e estar ciente de como as informações pessoais podem ser utilizadas indevidamente. Educar os alunos sobre segurança e privacidade digital é essencial para cultivar cidadãos digitais responsáveis. Essa habilidade não trata apenas de proteção; trata-se de capacitar os utilizadores a navegar no mundo digital com confiança e cautela.


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Pensamentos finais

Em conclusão, a nossa jornada através das principais práticas de literacia digital delineadas por Jones e Hafner em “Understanding Digital Literacies: A Practical Introduction” ilumina a relevância duradoura destas competências fundamentais no nosso mundo digital em rápida evolução. Embora a tecnologia continue a avançar a um ritmo vertiginoso, trazendo novas ferramentas como a IA e digitalizando ainda mais os nossos espaços educativos, os princípios fundamentais da literacia digital permanecem tão pertinentes como sempre. Estas práticas fornecem um quadro crucial para navegar eficazmente e compreender o panorama digital, garantindo que permanecemos ágeis e informados numa era em que a proficiência digital não é apenas um trunfo, mas uma necessidade.

À medida que adotamos estas práticas fundamentais, equipamo-nos e às gerações futuras com as competências necessárias para prosperar num mundo onde o digital e o físico se interligam cada vez mais. Quer sejamos educadores, estudantes ou aprendizes ao longo da vida, compreender e dominar estas competências de literacia digital é fundamental. Prepara-nos para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades apresentadas pela nossa era digital com confiança e competência.

Referência: Kharbach, M. (2024). The 8 Key Digital Literacy Skills for Teachers and Educators. Retrieved from https://www.educatorstechnology.com/2024/01/digital-literacy-skills-for-teachers.html

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