Videogames and Agency | By Bettina Bódi

ByBettina Bódi

December 2022

Download |

Videogames and Agency

Videogames and Agency explores the trend in videogames and their marketing to ofer a player higher volumes, or even more distinct kinds, of player freedom. The book ofers a new conceptual framework that helps us understand how this freedom to act is discussed by designers, and how that in turn refects in their design principles.

What can we learn from existing theories around agency? How do para- textual materials refect design intention with regards to what the player can and cannot do in a videogame? How does game design shape the possibility space for player action? Through these questions and selected case studies that include AAA and independent games alike, the book presents a unique approach to studying agency that combines game design, game studies, and game developer discourse. By doing so, the book examines what discourses around player action, as well as a game’s design can reveal about the nature of agency and videogame aesthetics.

This book will appeal to readers specifcally interested in videogames, such as game studies scholars or game designers, but also to media studies students and media and screen studies scholars less familiar with digital games.

Bettina Bódi is a lecturer in media at Leeds Beckett University, UK. Dr Bódi’s research considers agency in and around videogames, as aforded by game design, and as discussed in paratexts and promotional surrounds.

Referência: Bódi, B. (2022). Videogames and Agency. doi: 10.4324/9781003298786

Advertisement

Agência Europeia para as Necessidades Especiais e a Educação Inclusiva | Publicações

Consultar na fonte |

A Agência Europeia para as Necessidades Especiais e a Educação Inclusiva (Agência) é uma organização independente que atua como uma plataforma de colaboração para os seus 31 países membros, em matéria de necessidades especiais e de educação inclusiva. O nosso objetivo é melhorar as políticas e as práticas educacionais dirigidas a alunos com incapacidades e necessidades educativas especiais.

Neurociência e Educação | Olhando para o futuro da aprendizagem

ANA LUIZA NEIVA AMARAL e LEONOR BEZERRA GUERRA | 2022

Download |

Apresentação

A capacidade de aprender ao longo de toda a vida é cada vez mais importante, a ponto de ser considerada um recurso fundamental no século XXI. Diante das mudanças, em ritmo acelerado, causadas pela digitalização da economia, a sociedade contemporânearequer novas abordagens de ensino e aprendizagem, pautadas em evidências científicas e em inovações. A pesquisa no campo da Neurociência tem avançado amplamente na compreensão de como o cérebro aprende, mas é preciso sistematizar e comunicar esse conhecimento para que seja possível construir a necessária ponte entre ciência e educação.

Trazer as descobertas da Neurociência para o contexto educativo é um passo essencial para que os professores possam inovar nas estratégias pedagógicas, e os estudantes consigam escolher práticas de estudo mais efetivas. Além disso, possibilita que os pais criem condições mais favoráveis para a aprendizagem, e os gestores usem evidências científicas para embasar políticas públicas que causem impacto verdadeiro no desem- penho escolar.

É nesse contexto que o Serviço Social da Indústria (SESI) apresenta este estudo, fruto do diálogo entre uma neurocientista e uma educadora. O documento trata de 12 princípios da Neurociência relacionados à aprendizagem e de 22 tendências que estão delineando a educação do futuro. Com linguagem de fácil acesso, são mostradas importantes visões para um percurso educacional mais alinhado com a formação de pessoas preparadas para enfrentar os grandes desafios da atualidade e do futuro.

Boa leitura.

Robson Braga de Andrade

Presidente da CNI
Diretor do Departamento Nacional do SESI

Conteúdo relacionado:

Livret d´accompagnement pédagogique: facilitons l’enseignement des sciences du numérique au collège et au lycée!

Download |

Livret d’accompagnement pédagogique de la BD Les décodeuses du numérique: facilitons l’enseignement des sciences du numérique au collège et au lycée!

Sommaire

LES SCIENCES DU NUMÉRIQUE ET LEUR CONTEXTE

Les domaines scientifiques des décodeuses
L’orientation vers les métiers du numérique
Les femmes dans le monde du numérique, en informatique et en mathématiques

NOTIONS TRANSVERSALES ET APPLICATIONS

Les algorithmes

LES DÉCODEUSES ET LA SNT

Les données structurées et leur traitement Internet, web & réseaux sociaux

Réponses aux quizz
Exemple d’utilisation en SNT et fiches de lecture

***

Vous pouvez retrouver l’intégralité des ressources (BD, posters et livret d’accompagnement) gratuitement sur le site : https://ins2i.cnrs.fr/fr/les-decodeuses-du-numerique

Safer Internet Day | Kits 2023

Recursos |

Kits escolares chave na mão para preparar e liderar facilmente um workshop de educação digital para o Dia da Internet Segura e kits de família para interagir com os seus filhos e adolescentes.

Referência: Kits – Safer Internet Day 2023 – Internet Sans Crainte. (2023). Retrieved 6 February 2023, from https://www.internetsanscrainte.fr/programmes/kits-safer-internet-day-2023