Recursos educativos abertos: Pilares da educação digital

O material de acesso aberto foi um elemento chave para manter uma intenção educativa durante a pandemia.

Download |

Diante de uma contingência que ultrapassou a barreira da normalidade, o campo educacional teve que se adaptar, os materiais digitais gratuitos têm sido fundamentais para a manutenção de repositórios de conhecimento acessíveis, adjacentes à educação formal, são recursos abertos.

Baseada na filosofia do acesso aberto cunhada pelo filósofo, professor e pesquisador Peter Suber, a iniciativa de mesmo nome visa promover a disponibilização gratuita de literatura didática, permitindo a qualquer utilizador ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir e vincular o texto completo dos artigos a que acedemos. O uso desses materiais é totalmente gratuito, desde que corretamente referenciados e indexados.

Os Recursos Educacionais Abertos ou REA representam a base do direito universal à educação e contribuem para a paz, afirma a UNESCO.

Além de ter uma política de acesso aberto para suas publicações, a UNESCO também publicou um manual de diretrizes para entender o conceito de recursos abertos, como produzi-los e aprimorá-los, a agenda inclui questões fundamentais como os tipos de REA, o papel das licenças na produção, publicação e distribuição de materiais gratuitos, a adaptação de conteúdos para grupos específicos, bem como a alfabetização e sensibilização de adultos para os conteúdos online.

Como reforçar a produção e o uso de recursos abertos?

Atualmente, o material online gratuito é abundante e é amplamente utilizado para superar as dificuldades educacionais colocadas pela pandemia, por isso é necessário que os professores saibam produzir conteúdos não só de qualidade, mas também de fácil memorização para os seus alunos.

Conhecer e dominar as ferramentas tecnológicas para a produção de conteúdos educacionais é um aspecto importante no esforço de criar aprendizagens duradouras.

Já ouviu falar de REA antes? Já os usou nas suas aulas? Como estudante, confiou neles para enriquecer a sua experiência educacional? A pandemia mudou a frequência com que os usa? Comente…

3 thoughts on “Recursos educativos abertos: Pilares da educação digital

  1. Pingback: Recursos educativos abiertos | Una pieza fundamental para afrontar los actuales retos de la Educación Superior | TIC, Educação e Web

  2. Pingback: Andaluzia – uma política de Recursos Educativos Abertos | Andalucía – Recursos Educativos Abiertos | TIC, Educação e Web

  3. Pingback: Educação digital, a distância e em rede | TIC, Educação e Web

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.