Recursos educativos abertos: Pilares da educação digital

O material de acesso aberto foi um elemento chave para manter uma intenção educativa durante a pandemia.

Download |

Diante de uma contingência que ultrapassou a barreira da normalidade, o campo educacional teve que se adaptar, os materiais digitais gratuitos têm sido fundamentais para a manutenção de repositórios de conhecimento acessíveis, adjacentes à educação formal, são recursos abertos.

Baseada na filosofia do acesso aberto cunhada pelo filósofo, professor e pesquisador Peter Suber, a iniciativa de mesmo nome visa promover a disponibilização gratuita de literatura didática, permitindo a qualquer utilizador ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir e vincular o texto completo dos artigos a que acedemos. O uso desses materiais é totalmente gratuito, desde que corretamente referenciados e indexados.

Os Recursos Educacionais Abertos ou REA representam a base do direito universal à educação e contribuem para a paz, afirma a UNESCO.

Além de ter uma política de acesso aberto para suas publicações, a UNESCO também publicou um manual de diretrizes para entender o conceito de recursos abertos, como produzi-los e aprimorá-los, a agenda inclui questões fundamentais como os tipos de REA, o papel das licenças na produção, publicação e distribuição de materiais gratuitos, a adaptação de conteúdos para grupos específicos, bem como a alfabetização e sensibilização de adultos para os conteúdos online.

Como reforçar a produção e o uso de recursos abertos?

Atualmente, o material online gratuito é abundante e é amplamente utilizado para superar as dificuldades educacionais colocadas pela pandemia, por isso é necessário que os professores saibam produzir conteúdos não só de qualidade, mas também de fácil memorização para os seus alunos.

Conhecer e dominar as ferramentas tecnológicas para a produção de conteúdos educacionais é um aspecto importante no esforço de criar aprendizagens duradouras.

Já ouviu falar de REA antes? Já os usou nas suas aulas? Como estudante, confiou neles para enriquecer a sua experiência educacional? A pandemia mudou a frequência com que os usa? Comente…

Sobre Jorge Borges

Professor.
Esta entrada foi publicada em acesso aberto, Educação com as etiquetas , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.