Download |
Sinopse
Este livro tem por objetivo discutir os princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) e a sua aplicação na Educação Infantil. A proposta é baseada na pergunta: como podemos planear e desenvolver um ensino direcionado a todas as crianças de uma classe de Educação Infantil, levando em conta os conceitos do DUA e as características de cada criança?
Parte-se, primeiramente, da abordagem sobre a Educação Inclusiva e das suas características, visto que o DUA tem como pressuposto a educação como um direito de todas as crianças, sendo dever da escola proporcionar meios para o aluno aprender, pois não é o aluno que deve adaptar-se ao que a escola tem para oferecer.
Na sequência, são apresentados e discutidos os princípios do DUA. O objetivo desses exemplos não é sugerir atividades a serem aplicadas pelo professor à sua realidade, mas sim analisar como os princípios discutidos estão presentes em situações de ensino do dia a dia.
- Claudia Daiane Batista Bettio (Autor)Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
- Ana Carolina Arruda Miranda (Autor)Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
- Andréia Schmidt(Autor) Universidade de São Paulo – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
Referência: Desenho universal para a aprendizagem e ensino inclusivo na educação infantil | Portal de Livros Abertos da USP . (2021). Retrieved 7 October 2021, from http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/646