Repensar as TIC na Educação. O Professor como Agente Transformador

professor.png

Escrever uma obra especialmente destinada a professores e educadores foi o intuito deste projeto que agora sai à estampa. Teve como origem o reconhecimento da importância que os professores e educadores têm no desenvolvimento de uma comunidade, nomeadamente quando os tempos que se vivem constituem um desafio para a escola e para a sua principal função: a de formar cidadãos ativos e críticos. Para tal, é fundamental proporcionar-lhes acesso ao conhecimento e fomentar o desenvolvimento das competências necessárias para saberem lidar, também eles, com os desafios de uma sociedade em mudança.
Na prática, essa importância assenta na capacidade que professores e educadores têm para tomar em suas mãos, de forma ativa, consciente e crítica, a mudança. Trata-se de questionar o que fazem e como fazem, questionar o papel e função da escola, questionar a sua própria competência profissional para proceder aos ajustamentos necessários induzidos por alunos cada vez mais exigentes, ou seja, dispor-se a reequacionar as suas conceções e práticas em função dos tempos novos que vivemos.
Para além disso, este livro teve também como motivo próximo partilhar o questionamento que alguns dos seus autores tiveram oportunidade de fazer no projeto Metas de Aprendizagem, uma iniciativa do Ministério da Educação no tempo do XVIII Governo Constitucional, particularmente na área das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Esta partilha teve sobretudo o propósito de contribuir para a clarificação e consolidação das propostas aí assumidas, permitindo também sistematizar um conjunto de reflexões mobilizadas para a realização do referido projeto. Sistematização que aqui partilhamos como estímulo e inspiração para cada um dos nossos leitores, de forma a poderem avançar como maior segurança e lucidez na utilização das tecnologias digitais hoje disponíveis, no trabalho que desenvolvem com as crianças e jovens com quem trabalham.
Embora possa interessar a outros públicos, este livro tem como principais destinatários os professores e educadores que, reconhecendo o potencial transformador que as tecnologias de informação e comunicação podem trazer à aprendizagem, querem ousar equacionar o seu uso nas práticas letivas de uma forma refletida e consistente com os objetivos curriculares delineados.

Sobre Jorge Borges

Professor.
Esta entrada foi publicada em Educação, TIC com as etiquetas , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s