PediaPress: como editar um livro com conteúdos da Wikipédia

Led Zepellin: los señores del rock LIBRO GRATIS Y LEGAL, generado con Wikipedia

Led Zepellin: los señores del rock LIBRO GRATIS Y LEGAL, generado con Wikipedia

PediaPress

https://pediapress.com/

Descarregar o livro Led Zepellin:

“Os livros feitos com o serviço PediaPress são um grande ativo para promover a missão da Wikipédia: permitir que cada ser humano possa partilhar a soma de todo o conhecimento humano.”

Jimmy Wales

O mundo digital deixa-nos todos os dias propostas surpreendentes. A chegada do livro eletrónico gera possibilidades tão revolucionárias como as da primeira imprensa ou mais. PediaPress.com é um serviço online que permite a qualquer pessoa criar livros personalizados de conteúdo wiki. Só tens que adicionar algum artigo que te agrade a uma coleção e, de seguida, fazer clique para ordená-los como um livro de bolso. as capas, tabela de conteúdos, índice sumário e onomástico e a lista de figuras são geradas automaticamente, posteriormente se o desejarmos podemos pedir o livro em formato impresso em impressão sob encomenda, os livros são impressos e enviados no prazo de um par de semanas.

Um (ou uma) wiki (do hawaiano wiki, ‘rápido’) é un sítio web cujas páginas podem ser editadas por múltiplos voluntários através do navegador web. Os utilizadores podem criar, modificar ou eliminar um mesmo texto que partilhem. Os textos ou «páginas wiki» têm títulos únicos. Se se escreve o título de uma «página wiki» em algum sítio do wiki entre duplos parentesês ([[…]]), esta palavra converte-se num «link web» à página correspondente. A aplicação de maior peso e à qual se deve a sua maior fama até ao momento foi a criação de enciclopédias coletivas, género a que pertence a Wikipédia.

Detalhe de um livro encomendado e impresso pela PediaPress

PediaPress é uma companhia de desenvolvimento de software livre e de impressão sob encomenda  com sede na cidade de Maguncia, Alemanha.  Esta empresa disponibiliza um serviço em linha que permite a qualquer pessoa criar livros personalizados a partir de qualquer wiki, usando a extensão Collection para MediaWiki, um software livre para wikis programado em  linguagem PHP, que é usado pela Wikipédia e outros projetos da Fundação Wikimedia (Wikcionario, Wikilibros, etc), que ainda que não mantenham relação com a MediaWiki, partilham a ideia da criação de conteúdos de maneira colaborativa sob licença GNU General Public License. PediaPress e a Fundação Wikimédia são sócios, assim por cada edição encomendada a Wikimedia recebe 10% dos lucros da PediaPress, sendo este um meio de financiamento para a fundação. A empresa pode solicitar o serviço de impressão a partir de qualquer base de dados, e tem como objetivo atrair os editores de livros de texto.

Licença GNU General Public License

Os livros podem-se fazer com a função Criar um livro. que aparece na parte esquerda do menú da Wikipédia. O preço dos livros impressos sob pedido ou publicação sob encomenda (POD) é de 8 euros para as cem primeiras páginas, e três euros mais por cada cem páginas.

Livro impresso sob encomenda gerado pelo PediaPress

O resultado final do livro é surpreendente, uma edição quase perfeita com índices hipertextuais, quadros, fotografias, figuras, detalhes e um completo e perfeito indice de nomes, assim como apêndices em que aparecem todos os colaboradores que hão tido alguma intervenção nos conteúdos do livro. O compilador neste caso aparece como editor, e pode gerar um prólogo de introdução ao livro firmado por ele.

Edição de um livro cuja impressão foi encomendada à PediaPress

FAZÊ-LO É MUITO FÁCIL

Criar um eBook a partir dos artigos da Wikipédia é relativamente fácil. O que devemos fazer primero é entrar na Wikipédia, selecionar ou procurar um artigo ou um grupo de artigos sobre um tema, ir à barra lateral esquerda e clicar em Imprimir/exportar > Criar um livro.

A seguir é-nos indicado que iniciemos a ferramenta de criação de livros pulsando sobre o botão verde “Iniciar ferramenta

Deste modo aparecer-nos-á no topo de cada artigo uma barra de ferramentas com a possibilidade de acrescentar artigos ao futuro livro. Quando pulsamos sobre “Adicionar esta página ao seu livro” o círculo verde com um sinal +, adicionamos essa página ao futuro livro. Quando tenhamos adicionado uma página aparecer-nos-á um símbolo vermelho com um sinal menos (-) indicando que o artigo foi adicionado ao livro, e dando-nos a possibilidade de suprimi-lo.

Continuamos à procura de artigos para adicionar ao livro, uma vez que encontremos o/os artigos que procuramos realizamos o mesmo procedimento. Quer dizer “Adicionar esta página ao livro“. Además podemos modificar el índice, añadir capítulos, reordenar las entradas, ou que a Wikipédia nos dê sugestões de páginas sobre o que estamos a procurar. Por exemplo se queremos elaborar um livro sobre o nossto grupo de rock favorito, podemos escolher a página principal, e logo criar capítulos dedicados a cada um dos componentes do grupo, discografía, e canções mais destacadas.

Uma vez que os tenhamos compilados e ordenados a nosso gosto,todos os artigos que incorporámos no futuro livro, pulsamos na barra “Mostrar Livro”, que nos indicará o número de páginas que temos entre parêntesis. Ao clicar em Mostrar livro chegamos à página “Criar o livro” que nos pede que introduzamos os dados do livro (Título, subtítulo..) e a configuração, tamanho do papel, inclusão de índices índices, colunas…

Uma vez preenchidas as opções correspondentes, clicamos sobre Descarregar como PDF, assim será gerado o documento final. Deste modo criámos um livro com licença aberta baseado nos artigos da Wikipédia.

O PDF do livro é gratuito

Se se quiser pode-se solicitar a impressão do livro o livro à PesdiraPress, na parte comercial ser-nos-á pedido criar a capa e prólogo personalizado do livro com desenhos próprios, e com fotografías sob licença de uso público, indicar o número de exemplares que desejamos imprimir, direção postal, preços, e o modo de pagamento, que pode ser com cartão de crédito ou por Pay-Pal. Deste modo num período de entre 10 e 20 dias teremos o livro no nosso domicilio.

Criador de capas, prólogo e impressão da PediaPrees

Muitos dos livros que por vezes encontramos e são comercializados em portais como a Amazon são criados desta maneira. A Amazon permite editar conteúdos próprios ou que estejam em domínio público com KDP Kindle Direct Publishing. No caso de livros que estejam em domínio público o editor ou compilador pode obter benefícios de 35%, em vez dos 70% que se pode conseguir com os conteúdos próprios. Para além disso a Amazon quando publicamos algo en KDP faz uma comparação desse conteúdo com a web, se os conteúdos aparecem na web pede-nos a confirmação sobre se esses dados são próprios ou não. A outra condição que põe a Amazon para editar um conteúdo do domínio público é que não se haja editado um conteúdo similar antes. Quer dizer, se alguém fez com conteúdos da Wikipédia um livro sobre a “movida madrilena”, ao adiantar-se à nossa proposta, poderá publicar esse conteúdo.

Um exemplo de criação de conteúdos a partir de fontes abertas é a empresa americana Boundless Learning, que sob o lema “O acesso universal à educação de qualidade é um direito”. Sem limites para criar livros de texto e ferramentas de aprendizagem em linha acessíveis e eficazes que melhoram a educação para milhões de estudantes e educadores. Os livros de texto da Boundless rivalizam com a qualidade de centenas de livros de texto universitários de mais de 20 áreas temáticas. Sem limites íntegra a tecnologia de aprendizagem personalizada em todos os seus livros para ajudar os alunos a estudar de maneira mais eficiente a uma fração do custo dos libros de texto tradicionais.

Em 2011 inaugurou-se a Boundless Learning, uma empresa com sede em Boston (E.U.A.) que começou a oferecer livros de texto eletrónicos que cobrem cursos universitários como a história americana, anatomia e fisiologia, economia e psicologia. O interessante é como cria a Boundless estes textos. A empresa procura material público em sitios como a Wikipédia e elabora livros en linha cujos capítulos seguem fielmente os dos textos universitários mais vendidos. Várias editoras grandes denunciaram a Boundless acusando-os de ter “o roubo como modelo de negócio”.

Em Espanha um exemplo disto são os Textos Marea Verde trata-se de um grupo de trabalho de professores do ensino público que elabora materiais curriculares gratuitos.  A ideia é trabalhar de forma colaborativa para criar uma espécie de livros de texto que eles denominam “apontamentos do professor”. Os textos são elaborados por professores com experiência de aulas e por isso estão muito bem adaptados às características dos alunos de cada nivel e aos currículos oficiais. Para além disso têm a vantagem de ser absolutamente gratuitos. Os documentos que se podem descarregar desta página estão em formato imprimível e editável. A licença Creative Commons escolhida permite o uso e modificação do material sempre que não seja com fins comerciais, se cite a autoria e se mantenha o mesmo tipo de licença nas modificações da obra. O grupo de trabalho está aberto a novos professores colaboradores.

Fonte.

Sobre Jorge Borges

Professor.
Esta entrada foi publicada em Bibliotecas, Educação, Formação com as etiquetas . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s