Bibliotecas na encruzilhada

Horrigan, John B. ”Libraries at the Crossroads The public is interested in new services and thinks libraries are important to communities” Pew Research Center, sept 2015

Horrigan, John B. ”Libraries at the Crossroads
The public is interested in new services and thinks libraries are important to communities” Pew Research Center, sept 2015

Download
Questionário

Bibliotecas na encruzilhada. O público está interessado nos novos serviços que oferecem e pensam que as bibliotecas são importantes para as suas comunidades. Sem dúvida que entre o que manifestam os utilizadores e os dados dos três últimos anos sobre o uso destes serviços existe uma importante contradição, já que se está a assistir a uma considerável diminuição das pessoas que vão à biblioteca com certa frequência.

As bibliotecas americanas encontram-se num momento da sua história em que se veem questionadas por uma série de correntes contraditórias. Os cidadãos acreditam que as bibliotecas são instituições importantes da comunidade e professam o seu interesse pelas bibliotecas que oferecem uma gama de novas possibilidades e serviços. Contudo, mesmo quando o público expressa o seu interesse nestes serviços adicionais da biblioteca, há indícios de que a utilização destes serviços pelos cidadãos  diminuiu nos últimos três anos, ainda que seja demasiado cedo para peceber se isto é ou não uma tendência.

Este novo questionário do Pew Research Center põe em relevo esta complexa situação.

Dois terços dos americanos (65%) dos 16 anos em diante dizem que o encerramento da sua biblioteca pública local teria um grande impacto na sua comunidade. Os americanos mais pobres, os hispanos e os afroamericanos são mais propensos que outros grupos a dizer que o encerramento da biblioteca afetaria seriamente as suas vidas e comunidades.

public

Em comparação com os estudos do Centro de Investigaciones Pew dos últimos anos, o estudo atual diz-nos que os utilizadores com mais de 16 anos visitaram uma biblioteca ou o bibliobus em pessoa nos últimos 12 meses, ou um sítio web de uma biblioteca na Internet.

–  46% de todos os americanos de 16 e mais anos de idade dizem que visitaram pelo menos una vez uma biblioteca ou uma biblioteca móvel em pessoa, no ano anterior. Isto é mais ou menos comparável com os 48% que disseram isto em 2013, mas por baixo dos 53% que o fizeram em 2012.

– 22% dos utilizadores de 16 anos ou mais, utilizaram os sítios web da biblioteca no último ano, em comparação com os 30% que disseram isto em 2013 e os 25% em 2012.

– 27% dos que visitaram uma biblioteca pública utilizaram os seus computadores, ligação à Internet ou o sinal Wi-Fi para ligar-se à Internet nos últimos 12 meses. Isto compara-se com os 31% que disseram isto mesmo em 2012.

Uma tendência em outra direção é que o acesso móvel aos recursos da biblioteca adquiriu mais protagonismo. Entre os que utilizaram um sítio web público da biblioteca, 50% acederam a ele nos últimos 12 meses com um dispositivo móvel, como um Tablet, PC ou um telefone inteligente, por cima dos 39% que o fizeram em 2012.

Estes resultados mostram bem como este é um momento de encruzilhada para as bibliotecas.

Sobre Jorge Borges

Professor.
Esta entrada foi publicada em Bibliotecas com as etiquetas . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s