Aprovar ou aprender. As estratégias de avaliação na sociedade em rede

Cano, E. . [e-Book] Aprobar o aprender. Estrategias de evaluación en la sociedad red. Barcelona, Universitat de Barcelona, 2012.

Cano, E. . [e-Book] Aprobar o aprender. Estrategias de evaluación en la sociedad red. Barcelona, Universitat de Barcelona, 2012.

O livro mostra como usar as tecnologias da informação e da comunicação para conseguir novos modos de comunicação com e entre os estudantes e, sobretudo, para conseguir novas formas de aprendizagem em contexto universitário. O documento centra-se nos processos de avaliação por considerar que estes estimulam e orientam os processos de aprendizagem. Procura-se que a tecnologia aporte um valor acrescido não só à gestão dos dados para a classificação, mas também aos processos cognitivos que os estudantes põem em marcha ao depararem-se com as tarefas de avaliação e que todas elas permitam superar a reprodução dos esquemas tradicionais (uma aula fechada, um professor que dirige, uns conteúdos selecionados por este,…). Por isto nos sucessivos capítulos o livro mostra uma análise teórica e alguns exemplos práticos do uso de: (1) os blogs; (2) as rúbricas; (3) os e-portfolios; (4) os Campos de Aprendizagem Pessoal (PLE); (5) o trabalho colaborativo em rede e (6) certos usos dos campus virtuais.

A avaliação das aprendizagens é outra potente linha que se segue no LMI através de projetos de I+D (em especial “Evaluación de competencias de los estudiantes universitarios ante el reto del EEES: descripción del escenario actual, análisis de buenas prácticas y propuestas de transferencia a diferentes entornos”, com referência SEJ2007-65786/EDUC), ARAFI (Projeto “Competencias y factores clave para el éxito educativo desde la perspectiva de los estudiantes universitarios hijos/as de inmigrantes” com refererência 2009 ARAF1 00010) e a partir de 2012 através da Rede ibero-americana para o desenvovimento de uma plataforma tecnológica de suporte à avaliação dos processos de formação (RIDEF), com financiamento CYTED (Programa Ibero-americano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento, com referência P511RT0208) . E falando de redes podemos citar um projeto de cooperação com a Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil, subordinado ao título Redefinindo a Universidade.

Fonte (tradução livre).

Sobre Jorge Borges

Professor.
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