Relatório sobre a leitura das crianças em família: Que faz com que as crianças leiam com mais frequência?

2015 Kids & Family Reading Report™ . 5a ed. Scholasthic 2015

2015 Kids & Family Reading Report™ . 5a ed. Scholasthic 2015

No verão de 2015, a Scholastic em conjunto com o YouGov, elaborou um questionário para explorar as atitudes e comportamentos da família no Reino Unido à volta da leitura de livros. As principais conclusões desta investigação, baseada numa amostra nacional representativa de 1.755 pais e filhos, entre eles 349 pais de crianças dos 0-5; 703 pais de crianças dos 6-17; mais um grupo dos 6-17 anos, vivendo na mesma casa, são as seguintes:

O estado das crianças e a leitura

– Um terço das crianças dos 6 aos 17 (34%) informam que são leitores frequentes de livros por diversão 5-7 dias por semana. As crianças dos 6-8 são as mais dadas a ser leitores frequentes (54%) em comparação com os 17% de jovens entre os 15-17 anos.

– Ainda que a 58% das crianças as encante ler livros por diversão, o desfrute da leitura diminui significativamente depois dos  8 e os 11 anos. Do mesmo modo, 51% das crianças dizem que a leitura de livros por diversão é muito importante, sem dúvida, esta consideração também diminui segundo a opinião das crianças quando estas têm entre os 8 e os 11 anos de idade.

– Quando as crianças crescem a leitura compete com muitas atividades relacionadas com os aparelhos tecnológicos e ecrãs. Por exemplo, quando começam a usar um telefone inteligente ou outro dispositivo online, menos de um terço das crianças menores de 12 anos disseram ler entre 5 a 7 dias por semana. Isto aumenta para 62% nas crianças de 12-14, chegando aos 80% entre os jovens de 15-17 anos.

– Quase nove de cada 10 pais de crianças entre os 6 e 17 (88%) dizem que é extremamente ou muito importante que os seus filhos leiam livros por diversão, e 75% estão de acordo com o facto de preferirem que os seus filhos façam alguma atividade diferente da de estar frente a um ecrã.

– Apesar disso sete de cada 10 crianças (71%) dizem que sabem que devem ler mais livros por diversão; a mesma percentagem que os padres (71%) que desejam que o seu filho leia mais livros por diversão.

O que faz com que as crianças leiam com mais frequência?

Há algumas diferenças substanciais entre leitores frequentes e não frequentes – os que lêem livros por diversão ao menos um dia por semana-. Por exemplo, 92% dos leitores frequentes estão a ler atualmente ao menos um livro por diversão, ainda que 75% dos leitores não frequentes  ”não leram um livro por diversão desde há algum tempo.”

Há quatro dinâmicas que se encontram entre os mais propensos a ler com frequência no grupo dos  6 aos 17 anos:

1. A crença de uma criança que a leitura de livros por diversão é importante

2. Considerar a leitura como um momento de prazer

3. A frequência de leitura dos pais

3. A participação dos pais nos hábitos de leitura dos seus filhos.

Fonte.

Sobre Jorge Borges

Professor.
Esta entrada foi publicada em Bibliotecas, Leitura com as etiquetas , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s