“Startup del libro”, de Luis González y Nina Klein

Startup del libro Luis González Nina Klein

Startup del libro
Luis González
Nina Klein

Download.

As “startups del libro” competem mediante modelos de negócio mais que com conteúdos. Esta é uma das ideias que serve de arranque para a conversa entre Nina Klein (Feira de Frankfurt) e Luis González (Fundação GSR) que se desenrola neste ebook. Klein encarrega-se de projetos de inovação  e conteúdos digitais da Feira e é uma especialista internacional em empresas emergentes do campo editorial, às quais atribui um processo de implosão na diferenciação de modelos de negócio, onde antes havia muito poucos.

O texto começa com uma conversa na qual os autores contrastam as suas visões quanto à relação entre o novo negócio editorial e o impacto das transformações nos comportamentos leitores. Precisamente Luis González apoia-se nos conclusões do programa experimental “Territorio Ebook” da FGSR para sublinhar a grande utilidade empresarial de conhecer muito bem os leitores, os seus novos desejos e exigências para o desenho de propostas que realmente suponham uma criação de valor. Desta forma descreve o processo de mutação impulsionado por duas forças: conteúdo multimédia e conetividade.

Luis González assinala que assim como a digitalização permite perceber de um modo mais intuitivo a dissociação entre conteúdo e o objeto (a que temos chamado também livro) supõe uma liberação para as bibliotecas, que lhes permite centrar-se ainda mais no sujeito leitor em lugar dos objetos. Precisamente o terceiro bloco deste texto é uma proposta de alianças para a inovação entre bibliotecas e startups. O processo de inovação surge da união dos seguintes componentes: o desejo do leitor, a tecnologia e a viabilidade económica. Nesta parte González analisa as consequências que se podem extrair do programa Nubeteca no qual a FGSR colabora com três startups espanholas para dotar de maior qualidade a experiência de leitura dos utilizadores e ajudar também as empresas na aprendizagem estratégica e operativa.

González explica que no processo de “Just-in-time learning” do qual fala Eric Ries em “The lean startup” é melhor trabalhar com utilizadores ou céticos no caso de valorizar uma proposta (plano estratégico) e em troca é mais útil testar as melhorias da experiência (plano mais operativo) com utilizadores comprometidos ou especialistas. Este teste que as bibliotecas podem oferecer baseia-se numa experimentação conjunta com os leitores que permite criar um serviço bibliotecário, mas também redesenhar uma proposta de valor.  Em definitivo, para Luis González um setor industrial dedicado aos conteúdos deveria entender o valor que tem não só conhecer os leitores mas também aprender e colaborar com eles.

Por seu lado Nina Klein dedica-se em exclusivo a mostrar o atual comportamento da criação e captura de valor no mundo editorial. Esta análise faz-se a partir da perspectiva do cliente no momento em que se dissolvem as fronteiras entre a criação de conteúdos e a sua receção. O trabalho dos editores pode estender-se para além da deteção de conteúdos até chegar aos sócios complementares.

Neste ponto Klein sublinhava a importância dos modelos de negócio baseados no contexto e na identificação de conteúdos, o fornecimento de meta-conteúdos para o marketing, as cooperações transmedia aumentando a pluralidade das fontes de rendimento.

(Tradução livre do castelhano)

Fonte.

Sobre Jorge Borges

Professor.
Esta entrada foi publicada em Bibliotecas com as etiquetas , . ligação permanente.

Uma resposta a “Startup del libro”, de Luis González y Nina Klein

  1. Sousa Manuel Sousa diz:

    Estimei a ideia de dar oportunidade aos estudantes que queiram fazer trabalho para finalizar um curso , muitas vezes t sido difícil.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s