A “Declaração de Shenzhen” sublinha a importância dos mediadores de âmbito digital [Conferência Internacional do Livro Digital]

 Na Conferência Internacional do Livro Digital, organizada pela Unesco na cidade de ShenzUNESCOhen (China) durante os dias 29 e 30 de novembro, foi elaborado um comunicado final baseado nas apresentações.

Este comunicado será publicado sob a denominação “Declaração de Shenzhen”. Aqui ficam, desde já, alguns dos seus pontos fundamentais:

  •  As redes sociais transformaram a relação entre escritores e leitores.
  •  Abre-se a possibilidade de um novo tipo de edição interativa e de crowdfunding no campo do livro, graças à colaboração entre leitores e autores.
  •  A Internet mudou as regras do jogo e é um novo espaço de leitura no qual os leitores são multimodais (no sentido de leitores de media) e em cujo âmbito a atividade leitora é mais que nunca um ato de comunicação.
  •  Graças ao trabalho dos mediadores, tanto a biblioteca como a escola podem converter-se em hubs para a criação e difusão de conteúdo.
  •  O livro pode converter-se num serviço e o cloud computing incrementará a dimensão, velocidade e variedade dos serviços que as bibliotecas podem oferecer.
  •  O digital pode proporcionar um maior grau de personalização. É possível encarar os autores como empreendedores capazes de fazer marketing do seu conteúdo graças aos instrumentos para a interação com os leitores.
  •  A tecnologia digital oferece instrumentos para fazer grandes economias nos processos e otimização na utilização dos recursos da indústria editorial.
  •  A aplicação das ferramentas de Big Data permitem definir com uma maior precisão as necessidades dos leitores, o que há-de permitir uma oferta mais inteligente e personalizada.
  •  Os últimos avanços tecnológicos melhoram a eficácia dos esforços anti pirataria.

Fonte.

Sobre Jorge Borges

Professor.
Esta entrada foi publicada em Bibliotecas, Formação. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s