Livros digitais e gratuitos

O estado da Califórnia, nos EUA, quer ser um dos primeiros no mundo a disponibilizar às escolas livros digitais gratuitos.
O governador californiano, Arnold Schwarzenegger, apresentou um ambicioso plano para reduzir os custes educativos à base de livros digitais e gratuitos, que se oferecerão em bibliotecas públicas de todo o estado.

“Em tempos de crise devemos procurar formas inovadoras de poupar dinheiro e melhorar os serviços” assinalou Schwarzenegger num comunicado.

Difícil implementação

Apesar das boas intenções do projecto os livros de texto na Califórnia são objecto de controvérsia, e existe uma grande quantidade de entraves políticos e burocráticos para uma iniciativa deste calibre.

Actualmente existe bastante material gratuito em forma de texto digital na Internet, pelo que o principal desafio consiste em compilá-lo, ordená-lo e editá-lo para que cumpra as exigências mínimas do estado. A Califórnia possui uma das leis mais exigentes para a avaliação de conteúdos para livros de texto.

A  intrincada burocracia estatal é outra das razões pelas quais Schwarzenegger decidiu limitar o esforço ao departamento das ciências e matemáticas, segundo afirma a web de novas tecnologias Ars Technica num artigo.

O estado da Califórnia possui um dos melhores sistemas educativos públicos dos Estados Unidos, com algumas das suas instituições, como a Universidade da Califórnia em Berkeley, muito bem posicionadas nos rankings mundiais.

Anúncios

Sobre Jorge Borges

Professor.
Esta entrada foi publicada em Brecha Digital, Educação, Internet, Ler, Livros e Net, Sociedade da Informação, Web. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s