Os professores veêm-se impossibilitados de usar as tecnologias

Acontece aqui ao lado em Espanha. Entre nós não é diferente.

Mais de metade dos professores do ensino primário e secundário não se atreve a incorporar as TIC (tecnologias da informação e da comunicação) como ferramentas didácticas. 95% das escolas já têm ligação à Internet de banda larga (o valor era de 92% em 2007), mas o potencial digital não se aplica aos métodos de ensino.

Ainda que e muito bem, digo eu,  a Ley Orgánica de Educación estabeleça que as novas tecnologias têm que estar presentes em todas as matérias, apenas 27% das escolas conta com computadores nas salas de aulas e, mais de 50% dos alunos não os usam nunca ou só ocasionalmente. A Fundación Telefónica ofereceu ontem os primeiros dados de um estudo em 800 escolas do ensino primário e secundário espanhóis, que diz que o caminho para a educação tecnológica está sendo “lento e difícil”.

Professores e alunos conhecem as TIC, mas aprenderam-nas por sua conta e não as aplicam no processo educativo. Segundo a informação, dois de cada três docentes sentem-se incapazes de promover ou supervisionar trabalhos com estes meios e mais da metade não poderia desenvolver projectos multimédia ou avaliar trabalhos realizados através das TIC. 70% dos professores e alunos acreditam que o uso das novas tecnologias não influi nos seus resultados. O estudo, que será apresentado em maio, aponta para a necessidade de inovar nas técnicas e promover a aprendizagem autónoma do aluno.

Anúncios

Sobre Jorge Borges

Professor.
Esta entrada foi publicada em Educação, tecnologia, TIC. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s