A expansão tecnológica não termina com a brecha digital

Um documento da ONU revela enormes diferenças mundiais, sobretudo no acesso à Internet

A penetração das tecnologias da informação e da comunicação (TIC) a nível mundial segue imparável , ainda que de forma desequilibrada, com 4.000 milhões de subscritores da telefonia móvel, 1.300 milhões de linhas fixas e cerca de um quarto da população a utilizar a Internet.

Assim o revelam os dados publicados hoje pela União Internacional de Telecomunicações (UIT), uma agência técnica da ONU, que realça que pese o alto crescimento do sector “persistem grandes diferenças entre regiões e entre países industrializados e em desenvolvimento”.

Segundo estatísticas de finais de 2008, registou-se uma clara mudança de tendência da telefonia fixa para a móvel, com três vezes mais de subscrições deste último tipo em relação às linhas tradicionais a nível mundial, cuja percentagem de crescimento praticamente estancou nos últimos anos.

No mundo em desenvolvimento, a expansão dos móveis foi exponencial e já representa dois terços do total da telefonia, quando era menos da metade em 2002.

Por zonas, África é a  área em desenvolvimento com o maior crescimento da telefonia móvel (32% entre 2006 e 2007).

Em 2001 só uma pessoa em cada cinquenta tinha um telemóvel, enquanto que actualmente são 28% da população.

Na Ásia a penetração dos telemóveis é de 38%; de 72% na América e de 111% en Europa.

Grandes diferenças na Internet

Sobre a Internet, o estudo da (UIT) assinala que 23 em cada 100 pessoas no mundo utilizam a Rede, ainda que os níveis de utilização sejam muito altos nos países ricos a extremamente baixos nos pobres.

Neste âmbito a chamada brecha digital é muito clara, pois enquanto os utilizadores desta tecnologia na Europa e América são respectivamente de 43 e 44% da população, na Ásia é cerca de 15% e em África é menos de 5%.

Com estes dados, os especialistas da UIT elaboraram um índice de desenvolvimento no âmbito das TIC, que compara a informação de 154 países no período compreendido entre 2002-2007 e combina indicadores como o número de lugares que contam com um computador ou com os utilizadores da Internet, entre outros.

Todos os países à cabeça são do norte da Europa, com a excepção da Coreia do Sul que está na segunda posição.

A Suécia lidera o índice, a Dinamarca ocupa o terceiro lugar e seguem-na a Holanda, Islândia, Noruega, Luxemburgo, Suíça, Finlândia e Reino Unido.

Brecha digital, inalterável

O estudo deixa clara a relação entre a expansão das TIC e o nível de entrada, mas também revela que vários países em desenvolvimento -como o Paquistão, China e Vietname- avançaram consideravelmente neste sector, particularmente pela multiplicação de utilizadores de linhas de telemóveis.

Mesmo assim, sustenta que “a magnitude da brecha digital global se manteve inalterável entre 2002 e 2007”, apesar das mudanças significativas no mundo em desenvolvimento, o que se associa aos custos que têm essas tecnologias.

Em 2008, as tarifas das TIC correspondem em média a 15% dos ingressos per capita dos países, mas com grandes diferenças entre os pobres e ricos.

Para os habitantes do mundo industrializado esse custo representa só 1,6% das suas entradas, enquanto que nos de menores entradas pode supor os 20%.

A isto se soma que “os países com altos níveis de entradas pagam relativamente pouco pelo telefone fixo, móvel ou o acesso à Internet, enquanto que os mais pobres pagam relativamente mais, frequentemente pelos altos preços da banda larga”.

FONTE.

Anúncios

Sobre Jorge Borges

Professor.
Esta entrada foi publicada em Brecha Digital, Internet, Recursos, Sociedade da Informação, TIC, Web. ligação permanente.

Uma resposta a A expansão tecnológica não termina com a brecha digital

  1. enfermped diz:

    Tem prémio Dardos para este excelente blog!
    RS (DOCTORICES)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s