Como passamos os nossos tempos livres

A empresa multinacional de estudos de mercado GfK divulgou um estudo sobre como a população portuguesa ocupa os seus tempos livres. Perguntou a uma amostra de 1036 pessoas que “actividades de entretenimento” é que tinham realizado nos 12 meses anteriores.

As respostas? Com uma larga maioria, “ver televisão” aparece à frente (a opção foi mencionada por 96 por cento dos inquiridos). Seguem-se ver DVD (40 por cento), ouvir música em leitores de CD ou MP3 (39 por cento), ler livros (35 por cento), navegar na Internet (31 por cento).

Que significam estes valores?

Segundo Sandra Ramos, account manager da GfK e uma das autoras do estudo, comparados com dados internacionais, os números revelam que “os portugueses são mais sedentários do que as pessoas de outros países da Europa”.

Porquê sedentários? Primeiro uma nota sobre a metodologia do estudo. Os entrevistadores da GfK começaram por pedir aos inquiridos que enumerassem as suas actividades de entretenimento. Depois, liam uma lista pré-definida de actividades, perguntando-lhes se as tinham realizado.

Por exemplo: só dois por cento dos inquiridos deram “ler livros” como a sua primeira resposta. Houve outros 12 por cento que deram outra resposta inicial, mas mencionaram a leitura de forma espontânea. E houve ainda mais 19 por c nto que, quando o entrevistador leu a lista de opções, mencionaram “ler livros”.

Ora, a lista de opções era limitada. Não incluía actividades como “passear” ou “praticar” desportos – que foram ambas mencionadas espontaneamente por sete por cento dos inquiridos. Ou seja, o facto de actividades como ir ao cinema, ver jogos de futebol no estádio ou visitar museus não serem mencionadas não significa que na amostra ninguém vá ao cinema, ao estádio ou ao museu – significa apenas que os inquiridos não se lembraram de as nomear.

Ainda assim, diz Sandra Ramos, em estudos comparáveis a nível internacional, os hábitos dos portugueses parecem ser dos mais sedentários. A funcionária da GfK avança uma possível explicação, ligada a uma questão cultural:

“Valorizamos muito a casa, a família.”.

Estamos a ler mais

O estudo da GfK foi apresentado em Março em conjunto com outros dados sobre o mercado português de cultura e entretenimento.

Esses dados revelam a crescente diversificação e atomização da oferta. Por exemplo: em 2007, foram editados por dia 78 livros, 13 filmes, quatro videojogos.

Até mesmo o papel da televisão foi transformado. No Inquérito à Ocupação do Tempo realizado em 1999 pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), perto de 99 por cento da população dizia ver televisão. Mas, em 1999, a grande maioria da população assistia aos quatro canais; entretanto, assistiu-se a uma grande expansão das plataformas digitais de distribuição de TV e, com ela, a uma “explosão” no número de canais disponíveis.

(…)

Clique na imagem para a ver maior

Respostas à Lupa

Valores arredondados

Inquérito por entrevista pessoal a 1036 pessoas com mais de 15 anos, realizado em Março deste ano – 2008.

A questão colocada no inquérito era “quais as actividades de entretenimento que realizou nos últimos meses?”

Foram registadas a primeira e outras respostas espontâneas dos inquiridos; depois foi-lhes perguntado se participaram em alguma de uma lista de outras actividades.

Está errado o preconceito de que os portugueses, especialmente os jovens, cada vez lêem menos, diz o sociólogo José Soares Neves. Tudo graças à “qualificação escolar por um lado” e à “qualificação profissional por outro.”

in Público, 16 de Maio de 2008. Pedro Ribeiro.

Anúncios

Sobre Jorge Borges

Professor.
Esta entrada foi publicada em Educação, Sociedade da Informação, tecnologia, TIC. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s