Segurança na Internet diz-se SeguraNet

seguranet Está em marcha entre nós um projecto que quer ter consequências. Chama-se SeguraNet e desenvolve-se no Ministério da Educação. Para que a Segurança na Internet não passe ao lado da escola, da comunidade educativa.

Hoje a Rede domina a forma como sentimos, convivemos, amamos, estamos, somos, comunicamos, como trabalhamos, como preparamos o futuro. Vive-se e trabalha-se em Rede. A escola não cumpre o seu objectivo se não denotar a mudança, se não educar com e para esta nova realidade. Nova Escola exige novas competências, novos saberes, novas atitudes. Novas políticas. A segurança em toda a sua abrangência (PC, PDA, Consola, Telemóvel, navegação na rede (web, home banking, redes sociais, IMS, etc. etc.) é fundamental e central em todo o processo.

O SeguraNet assume-se como parceiro privilegiado da Escola para levar a bom termo esta missão: promover a utilização segura, crítica e consciente da Net, não esquecendo nunca o enfoque na educação através da Rede, vista como mais um recurso na sala de aula.

O SeguraNet proporciona actividades formativas para alunos e encarregados de educação. Após o registo da escola em www.seguranet.pt professores e equipas de alunos e encarregados de educação têm a possibilidade de responder a questões, respectivamente mensais e trimestrais sobre a segurança. Recebem pontuação que reverte sempre em favor da escola. Atingidos os 1000 pontos a escola ganha o direito de participar num evento regional em que lhe é dada a voz e com especialistas convidados se discute a segurança.

A par destes desafios desenvolver-se-ão ainda Concursos. Com regulamento próprio, decorrem num determinado período e serão também pontuados e estes, avaliados por um júri.

A apoiar todo este trabalho estão para além das escolas, a ECRIE e os respectivos Centros de Competência (21). Está prevista a formação de formadores. O seu principal objectivo é que a formação de professores contemple doravante, como denominador comum, um módulo de segurança, a isto junta-se a inclusão na disciplina de formação cívica de uma unidade didáctica sobre esta matéria. Juntam-se assim as partes de um todo que se pretende reflectido na sala de aula e nas famílias. Não esquecendo que é aqui, em família, que os perigos mais ocorrem.

Cabe à escola, a cada escola proporcionar esta oportunidade a professores, alunos e pais. Não há desculpas. O processo é simples e o envolvimento posterior ao registo, dos professores, vai até onde eles quiserem.

Voltarei a este assunto com regularidade, espero.

Anúncios

Sobre Jorge Borges

Professor.
Esta entrada foi publicada em Educação, Formação, Internet, Portefólio pessoal, Recursos, Segurança na Internet, Sociedade da Informação, TIC, Web com as etiquetas , , , . ligação permanente.

Uma resposta a Segurança na Internet diz-se SeguraNet

  1. Pingback: Segurança na Internet « ATer criacao de sites (11) 2527-3032 / www.ater.com.br

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s