A administração holandesa usará por norma software de código aberto

O parlamento aprova a medida que obriga a administração a usar software livre a partir de Abril de 2008.

A Holanda marca como data limite o mês de Abril de 2008 para que todas as instituições comecem a utilizar software de código aberto, segundo anunciou o ministro de Economia dos Países Baixos.

A medida não implica que os pacotes de software comerciais sejam proibidos, mas as organizações que os utilizem deverão justificá-lo de acordo com a nova política.

O plano para a adopção sistemática de software de código aberto por parte das administrações públicas holandesas foi aprovado por unanimidade no parlamento na passada quinta-feira. O governo calcula que vá poupar 5,9 milhões de euros por ano, só nas licenças de software.

O responsável da Microsoft Holanda, Hans BOS, admitiu estar preocupado com a nova directiva, com a qual não estão de acordo. “Não creio que seja bom para o mercado do software que se aposte por um modelo único de contratação como este”, disse em declarações à agência AP.

A nova directiva holandesa fixa Abril de 2008 para instituições nacionais e 2009 para as locais. Nestas datas, as administrações devem estar preparadas para utilizar o formato de ficheiro standard ODF, para o armazenamento de documentos informáticos de textos, folhas de cálculo, memorandos, gráficos ou apresentações.

 

Anúncios

Sobre Jorge Borges

Professor.
Esta entrada foi publicada em Educação, Formação, Sociedade da Informação, Software Livre, tecnologia, Web com as etiquetas , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s