Um guia da nova m-etiqueta

m-etiqueta

Uma das coisas interessantes que assinala Manuel Castells e a sua equipa no livro “Comunicación móvil y sociedad. Una perspectiva global” é a necessidade de establecer uma nova etiqueta social para o uso de telemóveis, dada a sua massificação e ubiquidade. O conceito é o de m-etiqueta, o conjunto de leis que regulam o uso público da telefonía móvel, já que a utilização dos telemóveis proporciona um contexto que se deve regular. Diz Castells: “Podemos falar de um processo de aprendizagem social sobre como encarar a disponibilidade permanente e a crescente e inevitável intrusão das comunicações sem fios, que apresentam um importante componente aleatório devido ao inesperado das interacções.”

Entre nós é muito comum ouvir as pessoas gritar com o seu telemóvel no transporte público, restaurantes, ou nas universidades. Helio publicou um guia valioso e divertido. Ainda que feito para promover a empresa e seja muito orientado para os adolescentes , dá-nos uma visão das novas formas de comunicação.

Link relacionado

Anúncios

Sobre Jorge Borges

Professor.
Esta entrada foi publicada em Educação, Formação, Segurança na Internet, Sociedade da Informação, TIC, Web. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s