“Os ‘blogs’ ainda têm um espaço enorme para crescer”

ENTREVISTA: a DAVID SIFRY Criador do Technorati

David Sifry foi blogger antes de ter fundado o principal motor de pesquisa de blogs virtuais na Internet. En 2002 decidiu criar um sistema que lhe permitisse saber o que se estava comentando sobre ele em otras webs, e daí naceu o Technorati, um serviço que conseguiu impor-se ao Google na pesquisa de blogs e que é um referente para a blogosfera mundial.

O Technorati tem indexados mais de 112 milhões de blogs. Neste sítio poe-se saber quais são os temas mais comentados na blogosfera nesse preciso momento, que blog é o mais visitado ou quem é o autor de determinada página. “Os nossos últimos dados dizem-nos que são criados 120.000 novos blogs todos os dias, o que significa que a blogosfera duplicou o seu tamanho de Outubro de 2006 a Abril de 2007″, comenta um optimista Sifry, que assegura que este fenómeno é muito máis que uma moda. “Na realidade só temos 120 milhões de blogs, que continua a ser um número muito pequeno comparado com as pessoas que têm computadores ou que está ligada à Internet ou tem telefone móvel, asim penso que ainda resta um espaço enorme para o crescimento”, acrescenta.

Para este blogger desmedido, que aproveita as suas conferências pelo mundo para conhecer os seus leitores, há certas normas que todo o blog virtual deve cumprir para ter certo êxito: “Escreve sobre algo de que gostes. Mesmo assim, escreve bem, cuida da tua forma de escrever. A outra grande norma é faz muitas ligações, faz links para os teus competidores, aos blogs que te agradam, aos que te criticam, a algunos pequenos que sejam desconhecidos e possas descobri-los para os teus leitores. Quanto mais enlaces, melhor. Também é muito importante escrever muito, de forma constante, para criar una audiência que te siga”, aconselha Sifry, que também recomenda regularidade nas entradas e encontrar temas atrativos.

Para quem deseje fazer dinheiro, um blog não é o caminho correcto. “Tens que fazer um blog sobre un tema que te apaixone, mas sem pensar em fazer dinhero com o que escreves, ainda que possa servir para que te conheçam, contratem e encomendem trabalhos interessantes”, conclui Sifry, que visitou Espanha a convite do Instituto de Empresa para particiapar numa conferência de futuros empreendedores.

por, LUZ FERNÁNDEZ – Madrid – 20/11/2007 (Texto original)

Anúncios

Sobre Jorge Borges

Professor.
Esta entrada foi publicada em Formação, Internet, Sociedade da Informação, TIC, Web. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s