Lançado concurso para (LAN) redes locais de Internet nas escolas

Depois da universalidade da Banda Larga, as escolas portuguesas (cerca de 1200) vão ser dotadas de redes locais estruturadas. Trata-se de um investimento de 75 000 000 €, que dá corpo a uma revolução que por sua vez vai permitir, espera-se utilizar a tecnologia de forma transparente, mais transparente. Os professores irão ter mais disponibilidade para cumprir a missão da escola que é a de ensinar, integrando nos currículos a tecnologia de forma transversal. Sobretudo o coordenador TIC e a respectiva equipa.

A propósito da utilização limpa de software e da web 2.0, e para os mais distraídos, de referir o movimento subterrâneo que vem crescendo e que se prende com a utilização do software livre, patrocinado em boa mediada pelo Ministério da Educação:

Todas as escolas do 5.º ao 12.º anos têm hoje ao dispor uma plataforma Moodle, com alojamento garantido na FCCN, e pago evidentemente pelo Ministério da Educação. Neste momento a nível mundial somos o primeiro país na utilização do Moodle.

moodle

As escolas começam agora a perceber as vantagens dos CMSs. O Joomla é rei aqui. Dispensa a aquisição de software e a actualização é feita via browser. Para já há uma série de Centros de Competência CRIE que disponibilizam gratuitamente estes CMSs. Permitem ainda que a página da escola seja realmente feita pela comunidade escolar, mercê dos níveis de permissões que garantem. O mesmo não acontece quando se recorre ao Frontpage ou qualquer outro software similar, onde o administrador/autor só pode/deve ser um, quanto mais não seja por razões de segurança.

Em Dezembro haverá, para as escolas que o entendam adoptar, uma versão Alinex (o Linux da Universidade de Évora, com base UBUNTU) autónoma para equipar as mais de 1200 Salas TIC.

Caminhamos finalmente para a invisibilidade da tecnologia na escola?

Anúncios

Sobre Jorge Borges

Professor.
Esta entrada foi publicada em Educação, Formação, Internet, Sociedade da Informação, TIC, Web. ligação permanente.

Uma resposta a Lançado concurso para (LAN) redes locais de Internet nas escolas

  1. Pedro diz:

    Sou um aluno dos E.F.A., mais precisamente de Museografia e Gestão do Património. Com base no conceito da WEB 2.0 e das ferramentas de autor, criei uma página para tentar compartilhar experiências, talvez por achar plataformas como o Moodle por demais espartilhantes. Gostava que, nos visitassem e se achassem os conteudos interessantes, comentassem a página já que ficam com o meu e-mail. Repito também o link http://escamoestmgp2009.ning.com/

    Pedro

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s