Pais com dificuldade em acompanhar «crianças tecnológicas»

Um estudo publicado no Reino Unido revela que uma grande parte das crianças em idade escolar não é acompanhada pelos pais nas suas tarefas, devido à falta de conhecimentos e confiança em áreas tecnológicas, às quais os jovens se vão habituando cada vez mais cedo.

De acordo com este relatório, publicado pelos UK online centres, quase três quartos dos pais afirmam saber que os seus filhos utilizam a Internet para os ajudar nos deveres, mas um quarto revela que não se sente à vontade para os vigiar ou ajudar enquanto navegam.

Um em cada dez pais afirma mesmo que se preocupa com o facto de não ter conhecimentos suficientes para os ajudar, acreditando que isso poderá prejudicar o percurso académico do seu filho.

Para resolver esta questão, as autoridades britânicas promoveram hoje a primeira edição da iniciativa «Get online day», através da qual os centros on-line do país vão receber estes pais para lhes darem algumas dicas sobre o mundo da Web, nomeadamente dando a conhecer sites e serviços que os podem ajudar a lidar com as suas dificuldades.

Em comunicado, um dos promotores, o ministro das Novas Capacidades britânico, David Lammy, afirma que é «devido ao facto de as Tecnologias de Informação e Comunicação estarem tão integradas no currículo escolar e até no dia-a-dia, que é também um conhecimento importante para os pais».

O responsável não deixa de realçar que actualmente são cada vez mais as funcionalidades que as escolas colocam on-line, desde a possibilidade de consultar horários e resultados de exames até à própria inscrição.

Para David Lammy esta iniciativa é uma oportunidade dada às famílias para «terem um cheirinho do que podem fazer na Internet e o que a Internet pode fazer por elas».

in SOL 

In SOL

Anúncios

Sobre Jorge Borges

Professor.
Esta entrada foi publicada em Educação, Formação, Recursos, Sociedade da Informação, Web. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s