A comunidade ‘on-line’ ideal… ou quase…

-No outro dia perguntei como desenharia uma comunidade ‘on-line’ ideal, e chegaram bastantes sugestões. Toca a resumi-las. Partirei das ideias que já apontei no comentário anterior e juntar-lhe-ei as vossas e mais algumas que entretanto me ocorreram. Ponto por ponto:

  • Que esteja centrada num objecto social definido (vídeo, áudio, relações profissionais, livros, música, cinema…). O que não quer dizer que este objecto não possa subdividir-se. De facto, seria positivo que o fizesse, pis os utilizadores com interesses ainda mais específicos encontram-se mais facilmente.
  • Que seja gratuita e sem publicidade intrusiva.
  • Que as direcções URL dos ‘objectos’ sejam fáceis, curtas e fixas para que se possam partilhar.
  • Que seja fácil ‘etiquetar’ os conteúdos para tê-los localizados e organizados.
  • Reconhecimento. Premiar os utilizadores mais participativos destacando a sua participação e facilitar que qualquer um possa chegar até aí, o que cria uma grande sensação de pertença. Deste modo oferece-se reciprocidade: eu publico algo porque sei que os demais farão o mesmo, o que me enriquece.
  • Eficácia. Saber que se vai encontrar o que se procura de forma fácil e que, da mesma forma, se pode facilitar informação ao mundo, facilmente.
  • Facilitar  o processo para que os utilizadores contribuam para o desenvolvimento da comunidade.
  • Permitir que os utilizadores possam comunicar entre si.  Há quem aposte em fóruns ou sistemas de correio interno. Outros, em listas de correio. Eu desejaria os fóruns, e não me pareceria mal algo similar a uma lista de correio interna de fácil actualização.
  • Segurança. Um aspecto fundamental é fazer com que os utilizadores se sintam bem. Que confiem no sítio e nos seus responsáveis. Que, para além disso, saibam que estará livre de ‘trolls’ e personagens chatas. A segurança dá confiança, e isso atrai.
  • Gerar interacção com a vida real, ou pelo menos dar a possibilidade a quem assim o deseje de fazer ‘vida de comunidade’ na rua. É algo especialmente útil para comunidades muito locais e, em todo o caso, os utilizadores sabem organizar-se sózinhos nesse sentido, se se lhes disponibilizam as ferramentas adequadas.
  • Livre e sem censura, mas moderada. Os utilizadores são muito sensíveis. Ao menor sinal de censura, ou protestam, ou vão-se embora. O ideal é manter uma certa moderação para dar segurança, mas sem censurar. Um equilíbrio difícil de atingir, daí que a auto-moderação não seja às vezes um mau recurso.
  • Os utilizadores surpreender-te-ão sempre. Quer dizer, que nunca saberás como vai funcionar uma comunidade ‘on-line’ enquanto não esteja na Rede. E na maioria dos casos não a usará como o havíamos previsto, mas sim como os utilizadores queiram, para o bem e para o mal, vai-se sempre atrás deles.

São só algumas das ideias -há muitíssima documentação sobre o tema-. E não estão nada mal como ponto de partida. De todas elas, o fundamental não é outra coisa que não seja o conseguir que o utilizador se sinta parte da nossa comunidade. Deste modo contribuirá para o seu desenvolvimento, atrairá novos utilizadores e não fugirá para outros sítios onde se sinta mais querido. Fidelização, ao fim e ao cabo. O resto consiste em ser atractivo e disponibilizar as soluções técnicas adequadas.

E nem assim estará o êxito assegurado. A Rede é muito caprichosa, e nunca se sabe quando tempo se tem o favor dos internautas, que não resistem à paixão e te podem recusar por qualquer razão e quando menos se espera.

1 de Setembro de 2007.- in El Mundo

Anúncios

Sobre Jorge Borges

Professor.
Esta entrada foi publicada em Educação, Formação, Sociedade da Informação, TIC, Web. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s