Espanhol será o segundo idioma mais falado em 2030 – especialista

O espanhol, que hoje é a quarta língua mais falada no mundo, passará a ser a segunda em 2030, depois do chinês, afirmou quarta-feira um especialista na capital argentina, onde decorreu um seminário sobre o idioma latino.O secretário da Associação das Academias de língua, Humberto López Morales, referiu que o espanhol é falado por 5,7 por cento da população mundial, aumentando para 7,5 por cento em 2030.

O responsável apresentou este dados no discurso de abertura do seminário “Espanhol, um Idioma de Diálogo”, organizado pela Embaixada de Espanha na Argentina, iniciativa que coincidiu com a visita da vice-presidente do governo espanhol, María Teresa de la Vega, ao país sul-americano.

O académico, de origem cubana, que vive há largo tempo em Porto Rico e foi nacionalizado espanhol, destacou que o Estados Unidos, com 32 milhões de falantes espanhóis, é o quinto país hispânico do mundo, tornando-se no primeiro em 2050.

“Até 2050, nascerão nos Estados Unidos 2,5 hispano-americanos por minuto, 3.700 num dia e mais de cem mil por mês”, sustentou.

Quanto à importância económica do espanhol, López Morales realçou que na Europa é a segunda língua dos negócios, segundo as multinacionais, e lembrou que as actividades relacionadas com o idioma produzem 12 por cento do Produto Interno Bruto (indicador da riqueza de um país) de Espanha, depois das receitas com o turismo.

O espanhol é língua oficial única em 17 países e co-oficial em quatro (Guiné Equatorial, Paraguai, Peru e Porto Rico).

ER. (in sapo.pt)

Lusa/Fim

( 9 de Agosto de 2007)

Anúncios

Sobre Jorge Borges

Professor.
Esta entrada foi publicada em Educação. ligação permanente.

9 respostas a Espanhol será o segundo idioma mais falado em 2030 – especialista

  1. mauricio diz:

    Pura especulação. Quando o Japão era emergente e crescia em ascenção ao lugar de potência, no mesmo lugar em que a China se encontra, diziam a mesma coisa: “O japonês vai ser a língua mais falada” entre outras coisas do gênero. Não há como prever qual será o futuro do planeta. Pura especulação!

  2. milton diz:

    Qual seria o primeiro idioma mais falado no mundo?

    obrigado pela gentileza

    Milton

  3. Felipe diz:

    “O espanhol, que hoje é a quarta língua mais falada no mundo, passará a ser a segunda em 2030, depois do chinês…”

    Milton, qual parte de “depois do chinês” você não entendeu?

  4. Raquel Pinto diz:

    Não estou achando nada estranho essa possibilidade e fica esta dúvida qual será a primeira lingua…sendo China ainda o pais com maior número de habitantes…mas se determinamos a hierarquia das linguas mais faladas pelo número de habitantes…então temos já nossa resposta sem ter que esperar até 2030…mas podemos estar enganados…!

  5. julia diz:

    eu tirei 10 no meu trabalho mais não foi por causa de vcs mais sim por causa da wikipédia

  6. rebeca diz:

    gosto, d + do espanhol castelhano, ou seja da espanha tbm do ingles britânico, inglês da inglaterra meu guarto país preferido. VALEU.

  7. GOSTO MESMO MUITO DO ESPANHOL CASTELHANO, ELE é DEMAIS NOSSA, MAS MEU SEGUNDO PAÍS PREFERIDO é UM QUE VCS NÃO SABEM. VALEUUU. E NUNCA VOU DIZER NUM SIMPLES COMENTÁRIO KKKKKKKKKKKKKK, VALEU. FÃS DA ESPANHA DIGO LHES QUE EU SOU FÃ N 1. DE CVBNM123. VALEU.

  8. Porfirio Silveira Rocha. diz:

    Existem uma briga de mercado por idioma, vamos ver nos próximos anos quais serão os idiomas que ficarão nos primeiros lugares.

  9. Mah diz:

    Pior pra gente, ninguém que saber do Português, todos os gringos acham que ele é plágio do Espanhol…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s