Web. Nova linguagem

new_linggem   Escrita da Internet pode fazer esquecer o português correcto

A comunicação escrita através da Internet e dos telemóveis fez surgir uma nova linguagem que ganha terreno entre os jovens e preocupa pais e professores. Há já quem lhe chame a escrita oral.

Trocar os “quês” pelos “k” ou os “ss” pelos “xs”, tornou-se um hábito para os jovens que todos os dias entram nos chats da Internet.

A nova linguagem está a revolucionar a forma de escrever dos mais novos.

“Escrevemos as palavras mais curtas, para ficarem mais pequenas e para serem mis fáceis de escrever e compreender”, diz quem assim escreve.

A justificação é dada por alunos do 7º ano, com idades entre os 12 e os 15 anos. Têm acesso a salas de conversação e dominam a nova linguagem.

Os professores já estão familiarizados com as abreviaturas e alertam os alunos para que tenham cuidado e não as utilizem nos trabalhos da escola.

A turma sabe que esta nova forma de escrita não pode ser utilizada no contexto escolar mas por um dia foi tema de conversa na sala de aula.

“O uso excessivo da linguagem da “net” pode alterar a maneira como os jovens escrevem no dia a dia”, defende uma professora.

Os dicionários da Internet podem ser uma ajuda para quem quer explorar o universo digital. Conhecer os termos utilizados pode ser um ponto de partida para um melhor entendimento entre pais e filhos. Mas são os próprios jovens que evitam usar esta linguagem com os adultos.

A possibilidade de esquecer o português correcto

Alguns linguistas defendem que o uso da nova linguagem pode levar as pessoas a esquecer o português correcto, opinião que é contestada pela autora de um dicionário online.

A diferença desta nova linguagem é que não tem regras de escrita como o português corrente. É um código flexível que é ajustado pelo utilizador. 

in SIC 

Anúncios

Sobre Jorge Borges

Professor.
Esta entrada foi publicada em Educação, Sociedade da Informação, Web. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s