A Internet já conta com 118 milhões de sites

Páginas da Net duplicaram em dois anos

ideia

É um autêntico fenómeno. A Internet já conta com 118 milhões de sites, quase o dobro das páginas que povoavam o ciberespaço em Fevereiro de 2005. Depois de um período de estagnação no último trimestre de 2005, o crescimento das páginas ganhou um novo fôlego e, em apenas dois anos, o seu número duplicou, segundo revela um estudo realizado pela empresa especializada em serviços digitais, Netcraft. Este aumento é impulsionado, sobretudo, pela criação de blogues.

A maior simplicidade no acesso a registos de domínios e o preço mais baixo são outras duas causas para a proliferação, adianta o estudo.

Só este ano foram inseridos na Internet cerca de 12,8 milhões de sites, sendo que quase metade destes, ou seja 4,4 milhões, foram criados entre Abril e Maio. Destes, quase um milhão são blogues, a maioria alojados em servidores como o Blogger ou a Microsoft. “As pessoas sentem-se mais poderosas ao criar sites e a publicar notícias na Internet ou as suas impressões sobre o mundo”, justificou Paul Mutton, porta-voz da empresa Netcraft, acrescentando: “Há muito sobe-e-desce nos números da Internet, mas à medida que o registo de domínios se torna mais barato e o acesso à tecnologia é mais fácil, é razoável pensar que o número de sites continuará a crescer.”

Também o número de sites seguros está a aumentar. Actualmente, existem 600 mil sítios que usam tecnologia SSL, ou seja, com segurança na transmissão de informação. Normalmente, tratam-se de sites de comércio electrónico ou homebanking. Esta espécie de sites tem crescido a uma taxa anual de 65%.

In DN Inês David Bastos

Anúncios

Sobre Jorge Borges

Professor.
Esta entrada foi publicada em Internet, Sociedade da Informação, Web. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s