Onde está África?

mapa IPs no Mundo.A Europa e os Estados Unidos somam mais de 75% das direcções IP do mundo. Quer dizer, à volta de três quartas partes da ‘Internet activa’, não só utilizadores, já que os dados também reflectem empresas, servidores e outros. Se somarmos a Ásia —fundamentalmente o Japão, parte da China e a Índia—, chega aos 90%. África fica-se em 1,5%, e a América do Sul, nos 3,5%. E não são zonas despovoadas.

Os dados são de um estudo elaborado por IPligence (http://www.ipligence.com/), uma empresa que se dedica a associar IPs a zonas geográficas. Paar além do mapa de densidade de IPs que acabo de descrever, há outro muito interessante focado na penetração da Internet segundo a população de cada zona.

Nele observa-se como em áreas super povoadas de África, China ou da Índia a penetração não supera salvo excepções os 10% enquanto, por exemplo na EU, passa os 70%, e também é muito elevada na Europa.

Ou seja, que os americanos (EUA) são os mais ligados. E, óbvio, os que mais inovam. No resto do mundo, salvo a Europa e algumas zonas pontuais da Ásia, apenas chegam as migalhas. São dados que se repetiram centenas de vezes em centenas de estudos, mas que merece a pena recordar.

A brecha digital segue por aí. Neste caso falamos de um exemplo intercontinental, mas existe igualmente a nível de estados.

Soluções? Perguntem aos especialistas. Deveria começar-se pelos PCs baratos —por isso me parece tão interessante o projecto OLPC— e as ligações sem fios gratuitas para o utilizador; pelo menos nas regiões onde não se possa pagar. (Traduzido de http://www.elmundo.es/elmundo/2007/04/25/catalejo/1177468758.html)
com pequenas adaptações. 25.04.07 – Autor: Sergio Rodríguez

Anúncios

Sobre Jorge Borges

Professor.
Esta entrada foi publicada em Brecha Digital. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s